Descrição
Poucos instrumentos avaliam efetivamente o letramento digital em pessoas idosas, medindo suas habilidades e competências digitais. Esta revisão de escopo mapeou as evidências dos instrumentos utilizados para avaliar o letramento digital e suas propriedades psicométricas. A busca nas bases de dados Medline, BVS-Bireme, EBSCOHOST, Scopus, Web of Science, Embase, Cochrane Library, PsycInfo, PubMed e Psycarticles foi realizada até dezembro de 2021. Estudos foram incluídos conforme critérios de população, conceitos e contexto, com triagem e extração de dados conduzidas por dois revisores independentes. Foram identificados 6.719 registros, dos quais 2.981 eram duplicados e foram excluídos. Após a triagem dos artigos restantes, 58 foram lidos na íntegra e 11 foram incluídos na análise. Os resultados mostraram que a maioria dos estudos utilizou o Alpha de Cronbach para análise de confiabilidade interna, além de outras propriedades psicométricas. Cada estudo incluído na revisão utilizou um instrumento diferente para a avaliação do letramento digital. A identificação desses instrumentos contribui para a nossa compreensão da necessidade de avaliações adequadas. Esses achados podem ter implicações significativas para o desenvolvimento de ferramentas mais eficazes na avaliação do letramento digital em idosos.