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Extension project “Gestating Well”: the extension as a tool for health education in the pregnancy-puerperal cycle||Projeto de extensão “Bem Gestar”: extensão como ferramenta para a educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal
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Metadados
Descrição
This experience report presents the results of an action performed in December 2017 in the municipality of Cuité, State of Paraíba, Brazil, through the extension project entitled “Gestating Well”, at Campina Grande Federal University. The goal was to observe the previous knowledge of the people in the group “Gestating Well” about the puerperium; encourage knowledge about the processes that covers the pregnancy-puerperal cycle; provide essential guidance regarding healthy habits during this period; as well as provide moments of orientation and sharing knowledge and experiences. The applied methodology sought to value common sense and popular knowledge. The modality used was conversation circle and the action took place in three stages: hosting; discussion of the theme and evaluation. Given the results of the educational activity, we realized that health education is a powerful tool for awareness and dissemination of information, as for the evaluation, it was shown how participants of the project managed to understand the theme and their questions. It is expected that this will inspire a continuation of this kind of project and provide new ideas to improve the development of knowledge for the public, seeking health from the pregnancy-puerperal cycle to other stages of life.||Este relato de experiência apresenta os resultados de uma ação realizada em dezembro de 2017 no município de Cuité, na Paraíba, pelo projeto de extensão intitulado “Bem Gestar”, da Universidade Federal de Campina Grande. Teve por objetivo observar o conhecimento prévio das participantes do grupo Bem Gestar sobre o puerpério; incentivar o conhecimento dos processos que abrangem o ciclo gravídico-puerperal; estimular e fornecer orientações essenciais em relação aos hábitos saudáveis durante esse período; bem como propiciar momentos de orientação e compartilhamento de conhecimentos e experiências. A metodologia aplicada buscou valorizar o senso comum e os saberes populares. Utilizou-se a modalidade roda de conversa e a ação se deu em três etapas: acolhimento; discussão da temática; e avaliação. Diante dos resultados da atividade educativa, percebemos que a educação em saúde é uma poderosa ferramenta de sensibilização e disseminação de informações, visto que, a partir da avaliação foi visualizado que as participantes do projeto conseguiram compreender o tema e sanar suas dúvidas. Espera-se que este relato inspire a continuação de projetos dessa natureza e proporcione novas ideias para melhorar o desenvolvimento do conhecimento para esse público, buscando a educação em saúde a partir do ciclo gravídico-puerperal até outras etapas da vida.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Farias, Kalyne Vitorino de Oliveira | Souza, Leiliane Silva de | Lima, Edjancley Teixeira de | Trigueiro, Janaína von Söhsten
Data
18 de setembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/46145 | 10.14393/REE-v18n12019-46145
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Kalyne Vitorino de Oliveira Farias, Leiliane Silva de Souza, Edjancley Teixeira de Lima, Janaína von Sosten Trigueiro
Fonte
Revista Em Extensão; v. 18 n. 1 (2019): Em Extensão; 165-175 | 1982-7687 | 1518-6369
Assuntos
Grupo de gestante | Puerpério | Educação em Saúde. | Pregnant group | Puerperium | Health education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares