-
FANFIC GAMIFICADA NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR PARA A DISCIPLINA DE REDES DE COMPUTADORES
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents an educational product created using active methodology for teaching computer networks at the higher education level. The development process involved the use of the PDCA cycle, 5W2H, and Design Thinking along with collecting feedback from students, enabling the enhancement of the creation process for the gamified fanfiction. Despite variations in the perception of difficulty in using the product, the approach proved to be useful and effective. It was concluded that the deck with IPv4 addressing Canasta rules stimulated student engagement, highlighting the great potential of the product. As future improvements, a digital version with levels and rankings is suggested to expand its utility as an educational tool.||Este artigo apresenta um produto educacional criado, usando a metodologia ativa, para ensino no ensino superior de redes de computadores. Para desenvolvimento do trabalho foi utilizado o ciclo PDCA, 5W2H e Design Thinking junto com a coleta de feedback dos alunos, possibilitando o aprimoramento do processo de criação da fanfiction gamificada. Apesar de variações na percepção da dificuldade no uso do produto, a abordagem mostrou-se útil e eficaz. Concluiu-se que o baralho com regras de canastra de endereços IPv4 estimulou o envolvimento dos alunos, destacando o grande potencial do produto. Sugere como melhorias futuras uma versão digital com níveis e rankings, para ampliar sua utilidade como ferramenta educacional.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costacurta, Ana Paula | Pires, Francisca Cristina de Oliveira e
Data
19 de junho de 2024
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1393 | 10.19179/rdf.v59i59.1393
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 COSTACURTA, Ana Paula, PIRES, F. C. O. | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 59 n. 59 (24): Processos e Registros em Arte: Ações do cotidiano em reflexão; e1393 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/rdf.v59i59
Assuntos
Redes de Computadores. Gamificação. Ficção de fã. | Computer Networks. Gamification. Fanfiction.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion