Descrição
Este artigo apresenta reflexões resultantes de uma pesquisa que tinha como objeto o fechamento de escolas no campo, entendido como negação do direito à educação a esses povos, cujo objetivo foi identificar as causas e implicações do fechamento de escolas no campo no município de Mari-Paraíba. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação, numa linha epistemológica crítica, que se efetivou a partir das estratégias metodológicas de análise de documentos que regulamentam o funcionamento das escolas no campo, e entrevista semiestruturada com educadores e gestores das referidas escolas e com dois funcionários da secretaria municipal de educação. Destacamos como resultados: uma evolução constante no esvaziamento das áreas rurais no município de Mari, e um investimento despendido pelo poder público que privilegia o fechamento de escolas no campo e nucleação em escolas polos, com o consequente deslocamento dos estudantes. Entre os argumentos utilizados pelo poder público, gestores e professores para o fechamento das escolas, apareceu, com maior evidência, a multisseriação como sendo um dos impeditivos para um aproveitamento pleno do processo de ensino-aprendizagem.