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Feminismo decolonial e arte contemporânea nas Américas||Decolonial feminism and contemporary art in the Americas||Feminismo decolonial y arte contemporáneo en las Américas||Féminisme décolonial et art contemporain dans les Amériques
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Metadados
Descrição
Partimos da investigação da produção de artistas mulheres interseccionada em uma análise sociológica das artes nas Américas. Destacam-se as obras de Rosana Paulino (1967 -) e Marcela Cantuária (1992 -) e seus modos de representar questões de gênero e da decolonialidade. Analisamos a pluralidade das construções pictóricas na representação de violências de gênero e heranças do colonialismo. Identifica-se neste trabalho possibilidades de investigação sociológica da produção artística nas Américas considerando as especificidades de diferentes matrizes visuais.||We begin by investigating the production of female artists intersected in a sociological analysis of the arts in the Americas. The works of Rosana Paulino (1967 -) and Marcela Cantuária (1992 -) and their ways of representing issues of gender and decoloniality stand out. We analyze the plurality of pictorial constructions in the representation of gender violence and legacies of colonialism. This work identifies possibilities for sociological investigation of artistic production in the Americas, considering the specificities of different visual matrices.||Comenzamos investigando la producción de artistas femeninas intersectadas en un análisis sociológico de las artes en las Américas. Se destacan las obras de Rosana Paulino (1967 -) y Marcela Cantuária (1992 -) y sus formas de representar cuestiones de género y descolonialidad. Analizamos la pluralidad de construcciones pictóricas en la representación de la violencia de género y los legados del colonialismo. Este trabajo identifica posibilidades para la investigación sociológica de la producción artística en las Américas, considerando las especificidades de diferentes matrices visuales.
||Nous commençons par enquêter sur la production d’artistes féminines recoupée par une analyse sociologique des arts dans les Amériques. Les travaux de Rosana Paulino (1967 -) et Marcela Cantuária (1992 -) et leurs manières de représenter les questions de genre et de décolonialité se démarquent. Nous analysons la pluralité des constructions picturales dans la représentation de la violence de genre et des héritages du colonialisme. Ce travail identifie des possibilités d'investigation sociologique de la production artistique dans les Amériques, en considérant les spécificités des différentes matrices visuelles.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Martínez, Elisa de Souza | Martins, Isabela Capinzaiki Silveira
Data
10 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/43439 | 10.47456/rf.v19i28.43439
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Elisa de Souza Martínez, Isabela Capinzaiki Silveira Martins
Fonte
Revista Farol; Vol. 19 No. 28 (2023); 34-45 | Revista Farol; v. 19 n. 28 (2023); 34-45 | 1517-7858 | 1517-7858 | 10.47456/rf.v19i28
Assuntos
feminismo decolonial | arte nas Américas | arte contemporânea brasileira | Rosana Paulino | Marcela Cantuária
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion