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Fictitious capital and education in Brazil: a study on the contemporary logic of privatization||Capital fictício e educação no Brasil: um estudo sobre a lógica contemporânea da privatização
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Metadados
Descrição
This study aims to present some of the trends that have characterized the privatization of education in the context of increasing commodification and linkage with the forms of fictitious capital. It is a predominantly theoretical analysis that seeks to intersect contributions from fields such as education and economics, gathering elements that support a comprehensive and critical understanding of the complex nature of privatization. Our main theoretical reference is the Marxism, with the appropriation of Marx's works, as well as the debates about the process of contemporary accumulation and the structural crisis, and authors who debate the privatization processes in the educational field. When we appropriate this literature, we emphasize that there are three essential dimensions to understanding the most recent phase of the privatization of education: the centrality of fictitious capital, movements of concentration and centralization of capital, disputes over public funds. In the final considerations, we point out that the predominance of financialization in much of the Brazilian educational sector represents a development of the logic of contemporary capitalist accumulation.||O objetivo do estudo é apresentar algumas das tendências que têm caracterizado a privatização da educação no contexto da crescente mercantilização e vinculação com as formas do capital fictício. Trata-se de uma análise predominantemente teórica, em que se busca interseccionar contribuições de campos como a educação e a economia, reunindo elementos que fundamentem uma compreensão abrangente e crítica sobre a natureza complexa da privatização. O referencial teórico utilizado é o marxista, com apropriação da obra original de Marx, bem como dos debates sobre o processo de acumulação contemporânea e da crise estrutural, e de autores que debatem os processos de privatização no campo educacional. Ao nos apropriarmos dessa literatura, destacamos que existem três dimensões essenciais para compreender a fase mais recente da privatização da educação: a centralidade do capital fictício, os movimentos de concentração e centralização de capitais e as disputas pelos fundos públicos. Nas considerações finais, apontamos que a predominância da financeirização em grande parte do setor educacional brasileiro representa um desenvolvimento da lógica da acumulação capitalista contemporânea.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Galzerano, Luciana Sardenha | Minto, Lalo Watanabe
Data
27 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10740 | 10.5585/eccos.n47.10740
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 EccoS – Revista Científica
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 47 (2018): Economia política e educação; 61-80 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Fictitious Capital. Education. Financialization. Privatization. | Capital Fictício. Educação. Financeirização. Privatização.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion