-
Filme-vida: dispositivo para pensar integração e alternância
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente texto contempla o relato de experiência docente como professora de Arte no Curso Técnico em Vestuário na modalidade Integrado – PROEJA-CERTIFIC. O Curso é oferecido no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Jaraguá do Sul, aliando a formação profissional em vestuário ao ensino básico de nível médio; possibilitando a Certificação de Saberes Profissionais pelo processo CERTIFIC e o Reconhecimento de Saberes Escolares. O relato objetiva apresentar e discutir a experiência a ação docente em Arte no Componente Curricular de Linguagens e suas tecnologias, em parceria com outros 3 professores (Língua Portuguesa, Espanhol e Inglês), com a constituição de dispositivos para “corporificar” o tempo social (horas complementares e alternância), aliando pesquisa e extensão como forma de integrar conhecimentos profissional e ensino básico de nível médio, no campo das linguagens. O dispositivo aqui tratado foi um filme-vida, o qual foi planejado, executado e apresentado (14° Didascálico - Mostra de Arte e Cultura – IFSC; realizado de 21 a 25/09/2015 nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis). Como considerações finais pensa-se a pesquisa e extensão em Linguagens, pelo viés do dispositivo do filme, uma forma viável de pensar o tempo social em cursos de PROEJA-CERTIFIC.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Fachinello, Sandra Albuquerque Reis
Data
1 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8893 | 10.5965/1984317812032016255
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Sandra Albuquerque Reis Fachinello
Fonte
Journal of Education, Arts, and Inclusion; Vol. 12 No. 3 (2016): Revista Educação, Artes e Inclusão; 255-281 | Revista Educação, Artes e Inclusão; v. 12 n. 3 (2016): Revista Educação, Artes e Inclusão; 255-281 | 1984-3178 | 10.5965/1984317812032016
Assuntos
Educação | Artes | Inclusão | Ensino | Educação de Jovens e Adultos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Relato de experiência