-
#FIQUEEMCASA: ANÁLISE DE SENTIMENTO DOS USUÁRIOS DO TWITTER EM RELAÇÃO AO COVID19
- Voltar
Metadados
Descrição
O avanço da pandemia do COVID-19 pelo mundo fez com que houvesse um aumento exponencial nas buscas sobre o tema na internet. Neste contexto, as mídias sociais, especialmente o Twitter, são uma importante fonte de informação, possibilitando o acesso e compartilhamento instantâneo de conteúdos relativos à pandemia, mas também são meio de propagação de notícias falsas. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar o sentimento dos usuários do Twitter em relação a pandemia da Covid-19. A Análise de Sentimentos foi utilizada por meio do processamento de linguagem natural. Os dados do Twitter foram coletados no período de janeiro a julho de 2020. As hashtags Covid-19, FiqueEmCasa e suas variações foram utilizadas como recurso de busca e seleção dos tweets. Os resultados demonstram que o Twitter pode ser uma potencial ferramenta a ser utilizada pela vigilância de surtos e epidemias, pois o conteúdo das mídias sociais pode ser usado para apoiar e aprimorar os sistemas de alerta. O estudo revelou uma relação entre as publicações do Twitter e o movimento de disseminação do novo coronavírus no Brasil. O sentimento negativo foi dominante denotando a preocupação da população em relação ao avanço da doença e as consequências por ele geradas. Ressalta-se que os resultados desta pesquisa são importantes para monitorar tendências e identificar os movimentos das postagens em torno de tópicos específicos e contribuem para melhorar a compreensão do conteúdo das mídias sociais durante uma emergência de saúde pública de interesse internacional, como é o caso da COVID19.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gomes Pessanha, Gabriel Rodrigo | Oliveira Fidelis, Taylor | Dourado Freire, Clarissa | Almeida Soares, Eduardo
Data
14 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11147 | 10.15628/holos.2020.11147
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 HOLOS
Fonte
HOLOS; v. 5 (2020); 1-20 | 1807-1600
Assuntos
COVID19 | Twitter | Análise de Sentimento.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion