Descrição
The purpose of this paper is to discuss a therapeutic experience, carried out during fieldwork in the city of Lisbon, in which collecting and interpreting the data was intrinsically related to changes in the researcher's body/perception. The article argues that this concept would be interesting to relate emotional-intellectual states to physical states as a form of language articulated by values associated with the universe of alternative therapies. Thus, the notion of well-being is presented, rather, as a set of skills to be apprehended, experienced and exercised than as a mere predisposition of “sensitive” subjects.||El propósito de este artículo es discutir una experiencia terapéutica, realizada durante el trabajo de campo en la ciudad de Lisboa, en la que la forma de recopilar e interpretar los datos estaba intrínsecamente relacionada con cambios en el cuerpo/percepción del investigador. Las transformaciones del cuerpo físico/ mental. El artículo sostiene que este concepto sería interesante para relacionar estados emocionales-intelectuales con estados físicos como una forma de lenguaje articulado y explicitado por valores asociados al universo de terapias alternativas. Así, la noción de bienestar se presenta, más bien, como un conjunto de habilidades a aprehender, experimentar y ejercitar que como una mera predisposición de sujetos “sensibles”.||a proposta deste trabalho é discutir um conjunto de experiências terapêuticas, realizado durante trabalho de campo na cidade de Lisboa, na qual a forma de coletar e interpretar os dados esteve intrinsecamente relacionada a mudanças no corpo/corporalidade da pesquisadora. As transformações do corpo físico/mental e o desenvolvimento de narrativas oníricas se entrelaçam à construção da noção de consciência corporal típica das terapias holísticas que se tornaram famosas no ocidente a partir das décadas de 1970 e 1980. O artigo argumenta que este conceito seria interessante para relacionar estados emocionais-intelectuais a estados físicos enquanto uma forma de linguagem articulada e explicitada em termos etnográficos. Assim, a noção de bem-estar e/ou bem-viver se apresenta, antes, como um conjunto de habilidades a serem apreendidas, experimentadas e exercitadas do que como mera predisposição de sujeitos “sensíveis”.