Descrição
O texto apresenta resultados da pesquisa de doutorado concluída, que investigou os Painéis Funarte de Regência Coral (1981-1989), promovidos pelo Instituto Nacional de Música da Fundação Nacional de Arte – INM/FUNARTE. A perspectiva desses painéis era de ativar o processo de desenvolvimento da música coral no país, tomando como foco instituições públicas e privadas (escolas, universidades, associações, empresas e igrejas). Sendo assim, a hipótese com a qual trabalhamos é de que eles propunham a implantação de uma política curricular por meio de uma política cultural, que considerava o coro com instrumento eficaz para a prática, o ensino e a difusão da música. O desenho teórico-metodológico foi delineado, de um lado, pela perspectiva das sociologias da cultura e crítica do currículo e, de outro, pela pesquisa bibliográfico-documental, acrescida das técnicas do estudo comparado. Este último orientado/organizado em torno de quatro áreas de comparação, a saber: regência coral, canto, metodologia e técnica de ensaio, e coro como espaço de educação musical. Em conclusão, revelou-se que os conteúdos selecionados e distribuídos para a formação do regente coral manifestaram a hegemonia de processos próprios da música erudita, aplicados à música folclórica e popular. Neste contexto, a forma escolar apresentou-se como principal estratégia de conversão da política cultural em curricular, além de expressão de controle sobre o conhecimento selecionado e sua distribuição.