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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DEBATE SOBRE A DELIMITAÇÃO DO CAMPO DE CONHECIMENTO
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Metadados
Descrição
Este texto é fruto de uma pesquisa realizada no mestrado em Educação da UNOESC-SC que analisa as tendências curriculares na visão dos professores do curso de Pedagogia. O objetivo desta produção é apresentar o Estado da Arte que tem como categorias que norteiam a investigação: Políticas Curriculares, Formação de Professores, Políticas Educacionais e Formação do Pedagogo. A pesquisa foi financiada pelo Fundo de Amparo à Pesquisa da Unoesc - Fape Unoesc, e está vinculada a um projeto macro da Rede Iberoamericana de Politicas e Processos em Educação Superior Unoesc Unicamp. Este estudo auxilia investigações que tem como base discussões sobre políticas publicas de formação de professores, por meio de um levantamento e debate junto a autores especialistas no tema, tais como Pereira (1999), Libâneo (2006), Aguiar et. al. (2006), Scheibe (2007), Scheider (2010), Gatti (2013), Casagrande (2014) entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fundamentação teorica a análise dos textos encontrados no Estado da Arte realizado no site do Scielo, Capes teses e dissertações e Capes Periódicos. Este debate entre os diversos autores contribuiu para uma possivel delimitação do campo do conhecimento cientifico. A análise do objeto da pesquisa pelo que foi encontrado nos sites cientificos, apresentou como resultado parcial, uma enorme e evidente manipulação de agências financiadoras internacionais e do Estado Liberal brasileiro, sobre as políticas construidas a partir de interesses voltados ao mercado capitalista. Estas imposições podem ser percebidas nas Diretrizes Curriculares da maioria da educação superior brasileira, hora privilegiando a pedagogia técnica, ora impondo ajustes não contributivos para áreas de formação como é o caso das Licenciaturas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Strobel Neto, Walter | Almeida, Maria de Lourdes Pinto de
Data
18 de julho de 2017
Formato
Identificador
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4353 | 10.15628/holos.2017.4353
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 HOLOS
Fonte
HOLOS; v. 1 (2017); 91-103 | 1807-1600
Assuntos
Políticas de Educação Superior | Políticas de Formação de professores | Pedagogia | Universidade e Formação de Professores.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion