Descrição
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutoramento, de viésetnográfico, que tem como objetivo buscar indícios das representações epráticas de leitura de alunos do ensino médio de uma escola pública carioca. Ofoco da investigação é a influência do ensino de língua e literatura na relaçãodos alunos com a leitura. A abordagem de representações utilizada tomoupor base os trabalhos de Roger Chartier, na perspectiva da História Cultural,que as identifica como esquemas construídos de classificação e julgamento,que organizam a apreensão do mundo. Os fenômenos educacionais foramobservados com o apoio de conceitos e estratégias do campo antropológico.Para isto, foi realizado um trabalho de campo etnográfico, com observaçãoparticipante e entrevistas com alunos e professora. A análise dos dadosmostrou que, no que diz respeito à maioria dos alunos, a professora nãoconsegue atingir sua meta de contribuir para o letramento literário dosalunos. As práticas escolares de leitura não se constituem em práticassignificativas para a maior parte do grupo pesquisado.Palavras-chave: letramento; representações; práticas.