-
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA LEITURA DO CURSO DE PEDAGOGIA PÓS DIRETRIZES CURRICULARES||TEACHER TRAINING FOR CHILDREN’S EDUCATION: A READING OF THE PEDAGOGY COURSE POST- CURRICULAR GUIDELINES||FORMACIÓN DOCENTE PARA LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA: UNA LECTURA DEL CURSO DE PEDAGOGÍA, DESPUÉS DE LAS ORIENTACIONES CURRICULARES NACIONALES
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente estudo representa um recorte de um mais amplo realizado no Ceará, tendo como objetivo geral - analisar a organização curricular dos cursos de licenciatura em Pedagogia, enfocando no tratamento dado aos conhecimentos formativos para atender o futuro professor da Educação Infantil, em sete (7) Cursos de Pedagogia presenciais e um (1) EaD de uma Instituição de Ensino Superior multicampi. Caracteriza-se por ser uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada a partir da pesquisa documental - a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN 9394/1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia de 2006 e a Resolução CNE/CP 2/2015 e as Matrizes Curriculares, as quais foram obtidas junto aos sites: do E-MEC e da instituição pesquisada. Os dados foram organizados no N* VIVO e analisados à luz dos conhecimentos teóricos relacionados à Formação Docente, Currículo e Educação Infantil. Os resultados apontam que a formação docente inicial dessa instituição precisa ser repensada, considerando não somente as exigências legais, mas que reveja seus conceitos, inclusive como instituição que oferece cursos presenciais. Nesse campo há que se refletir criticamente sobre os elementos oferecidos durante a formação do futuro professor para a Educação Infantil da educação básica brasileira. ||This research is part of a broader study carried out in Ceará. Itsoverall objective is to analyze the curricular organization of degree courses in Pedagogy, focusing on the treatment given to the formative knowledge to serve future children’s education teachers in seven face-to-face pedagogy courses and one (1) distance-learning course (EaD) of a multi-campus Higher Education Institution. This research uses a qualitative approach, based on document research - the Law of Guidelines and Bases for National Education - LDBEN no. 9394/1996, the National Curricular Guidelines for Pedagogy courses in 2006, and CNE/CP Resolution no. 2/2015 and the Curricular Matrices which were obtained from the websites of EMEC and the institution investigated. The data were organized on NVIVO software and analyzed based on the theoretical knowledge related to Teacher Training, Curriculum and Children’s Education. The results shows that the initial teacher training of this institution needs to be rethought, considering not just the legal requirements but also revising its concepts, including as an institution that offers face-to-face courses. In this field, it is necessary to reflect critically on the elements offered during the training of future teachers to work in Children’s education in Basic Education in Brazil.||La investigación que se presenta es un recorte de una búsqueda más amplia. Este trabajo tiene como objetivo general analizar la organización curricular de los Cursos de Grado en Pedagogía, centrándose en el tratamiento dado a los conocimientos de formación para satisfacer al futuro maestro de Educación Infantil, en siete (7) Cursos de Pedagogía presenciales y uno (1) de Educación a Distancia de una institución de Educación Superior multicampus de Ceará (Brasil). Se caracteriza por ser una investigación cualitativa, realizada a partir de una investigación documental. Se llevó a cabo el análisis de los siguientes documentos legales: Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional - LDBEN 9394 de 1996, las Directrices Curriculares Nacionales para los cursos de Pedagogía 2006 y la resolución CNE/CP nº 2/2015 y las Matrices Curriculares. Para el análisis de los datos se utilizaron los sitios del E-MEC y de la institución investigada. Los datos fueron organizados en N * VIVO y analizados a la luz de los conocimientos relativos a la Formación de Profesores, Currículo y Educación de la Primera Infancia. Los resultados muestran que la formación del maestro de esta institución debe ser repensada, teniendo en cuenta no solo los requisitos legales, sino también revisando sus conceptos, incluso como una institución que ofrece cursos presenciales. En ese campo es necesario reflexionar críticamente sobre los elementos ofrecidos durante la formación del futuro maestro para la Educación de la Primera Infancia de la educación básica brasileña.
ISSN
1984-7114
Periódico
Autor
Nascimento, Leandra Fernandes do | Cavalcante, Maria Marina Dias
Data
5 de julho de 2017
Formato
Identificador
https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/9532 | 10.14210/contrapontos.v17n3.p552-574
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista Contrapontos
Fonte
Revista Contrapontos; v. 17, n. 3 (2017); 552-574 | Revista Contrapontos; v. 17, n. 3 (2017); 552-574 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Educação | Formação de Professores; Educação Infantil; Currículo. | Teacher Training; Children’s Education; Curriculum. | Formación de profesores; Educación de la primera infancia; Plan de estudios.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion