Descrição
O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa sobre leitura na formação inicial de professores e suas implicações na Educação Básica. Trata-se de um recorte do estudo que teve como temática central “A leitura na formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia e suas implicações no contexto da Educação Básica”. O texto aqui apresentado traz elementos da pesquisa dando enfoque aos aspectos da leitura e das práticas docentes realizadas na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, orientada por uma concepção reflexiva e interpretativa. E quanto à sua tipologia, constitui-se como empírica e documental, tendo como método a análise de conteúdo. O objetivo deste texto é destacar questões importantes sobre a leitura e as práticas docentes, procurando diferenciar os conceitos de “práticas de leitura” e “experiências de leitura”, a fim de compreender fatores que influenciam o processo de leitura no âmbito da escola.||This article was the result of research on reading in the initial teacher development, and its implications for Basic Education. It is part of study on the central theme of; “Reading in the initial development of the students of the course in Pedagogy, and its implications for the context of Basic Education”, The text presented here brings elements of the research, focusing on aspects of reading and the teaching practices carried out in Basic Education. It is a qualitative study, oriented by a reflective and interpretive conception. In terms of typology, it is empirical and documentary, using the method of content analysis. This text highlights important questions about reading and teaching practices, seeking to differentiate the concepts of “reading practices” and “reading experiences”, in order to understand the factors that influence the reading process within the school.||El presente artículo fue elaborado a partir de una investigación sobre lectura en la formación inicial de profesores y sus implicaciones en la Educación Básica. Se trata de un recorte del estudio que tuvo como temática central; “La lectura en la formación inicial de los alumnos del curso de Pedagogía y sus implicaciones en el contexto de la Educación Básica”. El texto aquí presentado trae elementos de la investigación enfocando los aspectos de la lectura y de las prácticas docentes realizadas en la Educación Básica. Se trata de una investigación de enfoque cualitativo, orientada por una concepción reflexiva e interpretativa. Y en cuanto a su tipología, se constituye como empírica y documental, teniendo como método el análisis de contenido. El, buscando diferenciar los conceptos de “prácticas de lectura” y “experiencias de objetivo de este texto es destacar cuestiones importantes sobre la lectura y las prácticas docentes lectura”, a fin de comprender factores que influencian el proceso de lectura en el ámbito de la escuela.