-
From heaven to hell with Henfil’s Fradinhos: a multimodal social semiotics analysis||Del cielo al infierno con los Fradinhos de Henfil: un análisis sóciossemiótico multimodal||Do céu ao inferno com os Fradinhos do Henfil: uma análise sociossemiótica multimodal
- Voltar
Metadados
Descrição
Henfil was an artist focused on the criticism of customs, opposed to common sense and moralism. This article presents a set of drawings published by Henfil in the Brazilian weekly newspaper O Pasquim, between February and April 1970, where the cartoonist created a series of comics with the characters Fradinhos, experiencing an afterlife, from Heaven to Hell. Henfil’s drawings, characterized by quick strokes, simple scenarios and sensitive lines, seek to expose the artist's political-militant yearnings in a period (1970s) when there was a fever for Brazilian comics, subverting the graphic narratives of traditional comics from the United States. Henfil didn’t make sad drawings, but aggressive ones, which portrayed the reality (perhaps even more aggressive) experienced by the cartoonist and other Brazilians during the military dictatorship (1964 - 1985). In deeper layers of multimodal social semiotics analysis, the hope contained in the plots is perceptible, beyond the grotesque. Henfil believed in a changing society, where the oppressed could have revenge on their oppressor. The objective of this work is to provide a rescue of Henfil's work, as well as a multimodal social semiotics analysis of the cartoons - and their grotesque elements - by producing an imaginary about the Catholicism.||Henfil fue, ante todo, un artista centrado en la crítica de las costumbres, opuesto al sentido común y al moralismo. Este artículo presenta un conjunto de dibujos publicados por Henfil en el periódico O Pasquim, entre febrero y abril de 1970, donde el dibujante elaboró una serie de historietas con el protagonismo de sus personajes Fradinhos, experimentando una vida después de la muerte, del cielo al infierno. Los dibujos henfilianos, caracterizados por trazos rápidos, escenarios simples y líneas sensibles, buscaban exponer los anhelos político-militantes del artista en un período (década de 1970) en que había fiebre por el cómic brasileño, subvirtiendo las narrativas gráficas del cómic tradicional en los Estados Unidos. Henfil no hizo dibujos tristes, sino agresivos, que retrataban la realidad (quizás aún más agresiva) vivida por el dibujante y otros brasileños durante la dictadura militar (1964 - 1985). En capas más profundas de análisis sociossemiótico multimodal, la esperanza contenida en las tramas es perceptible, más allá del grotesco revoltijo. Una creencia en un cambio en la sociedad, donde los oprimidos podrían vengarse de su opresor. El objetivo de este trabajo es brindar un rescate de la obra de Henfil, así como un análisis sociossemiótico multimodal de los dibujos - y sus elementos grotescos - a partir de la elaboración de un imaginario ante la religión católica.||Henfil foi, sobretudo, um artista voltado à crítica de costumes, contraposto ao senso comum e ao moralismo. Este artigo apresenta um conjunto de desenhos publicados por Henfil no jornal O Pasquim, entre fevereiro e abril de 1970, onde o cartunista elaborou uma série de quadrinhos com o protagonismo de seus personagens Fradinhos, vivenciando uma vida após a morte, do céu ao inferno. Os desenhos henfilianos, característicos por traços rápidos, cenários simples e linhas sensíveis, procuravam expor os anseios político-militantes do artista em um período (anos 1970) onde houve uma febre de histórias em quadrinhos brasileiras, subvertendo as narrativas gráficas dos comics tradicionais dos Estados Unidos. Henfil não fazia desenhos tristes, mas sim agressivos, que retratavam a realidade (talvez ainda mais agressiva) vivida pelo cartunista e demais brasileiros durante a ditadura militar (1964 - 1985). Em camadas mais profundas de análise sociossemiótica (semiótica social) multimodal, é perceptível a esperança contida nos enredos, para além do escracho grotesco. Uma crença em uma mudança na sociedade, onde o oprimido pudesse ter uma revanche perante o seu opressor. O objetivo deste trabalho é proporcionar um resgate da obra de Henfil, bem como uma análise sociossemiótica multimodal sobre os cartuns - e seus elementos grotescos - ao produzir um imaginário perante a religião católica.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Hohlfeldt, Antonio | Zuanazzi, Vinícius
Data
26 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/60424 | 10.22409/rmc.v18i3.60424
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Mídia e Cotidiano
Fonte
Media and Everyday Life; Vol. 18 No. 3 (2024): Comunicação, cotidiano e meio ambiente: interfaces teóricas e ativismos midiáticos; 247-266 | Medios y Cotidiano; Vol. 18 Núm. 3 (2024): Comunicação, cotidiano e meio ambiente: interfaces teóricas e ativismos midiáticos; 247-266 | Mídia e Cotidiano; v. 18 n. 3 (2024): Comunicação, cotidiano e meio ambiente: interfaces teóricas e ativismos midiáticos; 247-266 | 2178-602X | 10.22409/rmc.v18i3
Assuntos
Henfil | O Pasquim | Semiótica social | Cartum | Grotesco | Semiótica | Grotesco | Henfil | O Pasquim | Semiótica social | Historietas | Grotesco | Semiótica | Grotesco | Henfil | O Pasquim | Social semiotics | Comics | Grotesque | semiotics | Grotesque
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion