-
FROM TECHNIQUE TO SENSITIVITY: A DOCUMENTARY ANALYSIS ON THE TRAINING OF THE MUSIC TEACHER||Deste la técnica hasta la sensibilidad: un análisis documental sobre la formación del profesor de musica||Da técnica à sensibilidade: uma análise sobre a formação do professor de música
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to discuss the professional training of music teachers from an undergraduate course catalog. This is a theoretical a documentary study that had as reference the concept of immaterial affective labor, as elaborated by Hardt and Negri (2001) and the catalog of a public University in the State of Paraná. As a result, it was possible to identify the spaces defined for discuss the affective dimensions in the analyzed course documents. At the end of the investigation, it can be concluded that the formation and performance of these professionals keep not only the technical preparation (practical and theoretical), but also the challenge of bringing to the school environment the sensitivity, the affection and the processes of creation, constituents of musical language.||Este artículo tiene como objetivo discutir la formación profesional de profesores de música desde un catálogo de cursos de pregrado. Este es un estudio teórico y documental que tuvo como referencia el concepto de trabajo afectivo inmaterial, elaborado por Hardt y Negri (2001), así como el catálogo de cursos de una universidad pública en el estado de Paraná. Como resultado, fue posible identificar los espacios definidos para discutir las dimensiones afectivas en los documentos analizados del curso. Al final de la investigación, se puede concluir que la formación y el desempeño de estos profesionales mantienen no solo la preparación técnica (práctica y teórica), sino también el desafío de llevar al entorno escolar la sensibilidad, el afecto y los procesos de creación, constituyentes de lenguaje musical.||O presente artigo tem por objetivo discutir a formação profissional do professor de música. Trata-se de um estudo teórico e documental que teve como referência o conceito de trabalho imaterial afetivo, tal qual elaborado por Hardt e Negri (2001), bem como o catálogo de cursos de uma universidade pública do estado do Paraná. Como resultado, foi possível identificar os espaços definidos para discutir as dimensões afetivas nos documentos do curso analisado. Ao final da investigação, pode-se concluir que a formação e atuação desses profissionais guardam não apenas a preparação técnica (prática e teórica), como também o desafio de levar para o meio escolar a sensibilidade, o afeto e os processos de criação, constituintes da linguagem musical.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Camila Fernanda De Pretto | Mansano, Sonia Regina Vargas
Data
15 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2019.e45280 | 10.5007/2178-4582.2019.e45280
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Camila Fernanda De Pretto Lima, Sonia Regina Vargas Mansano
Fonte
Revista de Ciências Humanas; v. 53 (2019); 1-11 | 2178-4582 | 0101-9589
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa teórica e documental