-
From the mute speech to the living speech: : a new regime of writing in Jacques Rancière||Da palavra viva à palavra muda: : um novo regime de escrita em Jacques Rancière
- Voltar
Metadados
Descrição
The purpose of this article is to think of a new regime of writing in Rancière based on the way the author interprets Schiller, not from the argumentative line of the text, but rather from its literary and descriptive character. Starting from the debate about the relations between image and word, we intend to show how Rancière thinks about the constructions and deconstructions of a series of hierarchies on the aesthetic thought that concern more about a regime of identification of the arts rather than the simple defense of one art over another. It is a question of thinking about the way in which we relate aisthesis to poiesis, as well as the ideas of humanity and subject that these relationships make visible. Thinking of the status of the sensible in the writing regimes will help us to think how certain textual operations - such as description - are sometimes viewed as subordinate to a causal chain, sometimes seen in their autonomy as thought. This is to affirm the emergence of a new writing regime that breaks with the hierarchies of the mimetic principle and, in so doing, also breaks with the ideas of humanity and subject that would pre-exist writing and language.
||O intuito desse artigo é pensar um novo regime de escrita em Rancière pautado no modo com que o autor interpreta Schiller, não a partir da linha argumentativa do texto, mas, antes, a partir de seu caráter literário e descritivo. Partindo do debate em torno das relações entre a imagem e a palavra, pretendemos dar a ver como Rancière pensa as construções e desconstruções de uma série de hierarquias do pensamento estético que dizem mais respeito a um regime de identificação das artes do que à simples defesa de uma arte em detrimento de outra. Trata-se de pensar o modo como se relaciona a aisthesis à poiesis, assim como as ideias de humanidade e de sujeito que essas relações dão a ver. O pensamento do estatuto do sensível nos regimes de escrita nos auxiliará a pensar como certas operações textuais – como a descrição – são, ora vistas como subordinadas a um encadeamento causal, ora, vistas em sua autonomia como pensamento. Trata-se de afirmar o surgimeno de um novo regime de escrita que rompe com as hierarquias do princípio mimético e que, ao fazê-lo, rompe também com as ideias de humanidade e de sujeito que pré-existiriam à escrita e à linguagem.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cunha Blanco, Daniela
Data
19 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Artefilosofia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Artefilosofia; v. 14 n. 27 (2019): Para além do funcionamento pleno: o fracasso também é um modo de ir.; 176-191 | Artefilosofia; Vol. 14 No. 27 (2019): Para além do funcionamento pleno: o fracasso também é um modo de ir.; 176-191 | 2526-7892 | 1809-8274
Assuntos
Jacques Rancière | mute speech | rigimes | regimes of writing | description | word and image | writing | Jacques Rancière | palavra muda | regimes de escrita | descrição | palavra e imagem | escrita
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion