-
From theory to practice: problematization and differentiated methodologies in Numerical Calculus||De la teoría a la práctica: problematización y diferentes metodologías en el cálculo numérico||Da teoria à prática: problematização e metodologias diferenciadas no Cálculo Numérico
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper presents a case studyperformedwith Numerical Calculus class, in the Mathematical undergraduate of University State Paraná.Differentiated methodologies were employed through problem solving, mathematical modeling and new technologies. The goal was to minimize learning problems. For this, a practical activity was carried out with the said class, in which the students had to find an answer to a real problem, using the methodologies used during the course and also the concepts seen in Numerical Calculus. After this activity, it was necessary to maked an evaluation that sought to identified a form of worked in the school.From the answers it was noticed that a great majority of the answers were positive, that is, the students learned in a different way.When asked if the day they act as teacher, would teach using the methodologies experienced, everyone answered yes.With this work, one can see that it is possible and interesting that Numerical Calculus classes are not only restricted to traditional methods, but that these can be articulated with other methodologies that are more active.||Este artículo presenta un estudio de caso que aborda la disciplina del cálculo numérico en un curso de Licenciatura en Matemáticas en la Universidad Estatal de Paraná, con metodologías diferenciadas, empleando resolución de problemas, modelado matemático y nuevas tecnologías como una forma de minimizar Los problemas de aprendizaje. Para esto, se realizó una actividad práctica con esta clase, en la cual los estudiantes deben encontrar una respuesta a un problema real, utilizando las metodologías utilizadas durante el curso y también los conceptos vistos en el Cálculo Numérico. Después de esta actividad, los estudiantes hicieron una evaluación que buscaba identificar si la forma de trabajo los apuntalaba en el aprendizaje. De las respuestas se observó que la gran mayoría de las respuestas fueron positivas, es decir, los estudiantes aprendieron de manera diferente. Cuando se les preguntó si el día en que actúen como maestros enseñaría utilizando las metodologías experimentadas, todos respondieron que sí. Con el trabajo, se puede ver que es posible e interesante que las clases de cálculo numérico no solo se limiten a los métodos tradicionales, sino que estos puedan articularse con otras metodologías más activas.||Esse trabalho apresenta um estudo de caso que aborda a disciplina de Cálculo Numérico, em um curso de Licenciatura em Matemática em uma Universidade Estadual do Paraná,com metodologias diferenciadas, empregando a resolução de problemas, a modelagem matemática e as novas tecnologias como forma de minimizar os problemas de aprendizagem. Para isso, foi realizada com a referida turma uma atividade prática, em que os alunos deveriam encontrar resposta a um problema real, usando as metodologias empregadas no decorrer do curso e também os conceitos vistos em Cálculo Numérico. Após essa atividade os alunos fizeram uma avaliação que buscou identificar se a forma de trabalho os axiliou na aprendizagem. Pelas respostas percebeu-se que a grande maioria das respostas foram positivas, ou seja, os alunos aprenderam de forma diferenciada. Quando questionados se o dia que atuarem como professor, lecionariam usando as metodologias vivenciadas, todos responderam que sim. Com o trabalho, pode-se perceber que é possível e interessante que as aulas de Cálculo Numérico não fiquem somente restritas aos métodos tradicionais, mas que estas possam estar articulados com outras metodologias mais ativas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gama, Carmen Lucia Graboski | Gomes, Mateus das Naves | Pires, Liceia Alves
Data
8 de março de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41375 | 10.14393/ER-v25n1a2018-11
Idioma
Relação
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41375/21883 | 10.14393/ER-v25n1a2018-11
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 234-255 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 234-255 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 234-255 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Cálculo Numérico | Metodologias diferenciadas | Licenciatura em Matemática | Numerical Calculus | Differente methodologies | Degreen in mathematics | Calculo numerico | Diferentes medologías | Licenciatura en Matemáticas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion