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FROM TRANSACTIONAL DISTANCE TO DISTANCE EDUCATION OF OUR TIME||DESDE LA DISTANCIA TRANSACCIONAL HASTA LA EDUCACIÓN A DISTANCIA DE NUESTRO TIEMPO||DA TEORIA DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE NOSSO TEMPO
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Metadados
Descrição
This article originates from a Case Study on how remote conversation classes in an online English course contribute to the practice of the ability of speaking.The theoretical framework is based on the Theory of Transactional Distance developed by educator Michael G. Moore, which seeks to describe teacher-student relationships when they are separated in space/time. This theory is based on the assumption that distance is a pedagogical phenomenon, and not just a question of geographic distance, even though this may favor the existence of a psychological and communicational gap that allows for misunderstandings and misperceptions on the part of teachers and learners. This distance needs to be overcome by those involved in the educational process to promote effective learning. Moore further suggests the distinction of three types of interaction between students, teachers and content whose understanding would help overcome misunderstandings among educators who use different media. In the Theory of Transactional Distance, pedagogical perspectives such as the humanistic tradition, which values unstructured, open and interpersonal dialogue, and the behaviorist tradition, based on behavioral objectives with the teacher in control of the learning process, were merged. Furthermore, Moore combined Otto Peters' vision of distance learning as a structured industrial system with the perspective of a student-focused and more interactive relationship between student and teacher by Charles Wedemeyer. As found in this study, remote classes help decrease the Transactional Distance as they promote dialogue in the interaction between teachers and students, and between students.||Este artículo tiene su origen en un Estudio de Caso sobre cómo las clases de conversación a distancia en un curso de inglés online contribuyen a la práctica del speaking. El marco teórico se basa en la Teoría de la Distancia Transaccional desarrollada por el educador Michael G. Moore, que busca describir relaciones profesor-alumno cuando están separados en el espacio/tiempo. Esta teoría se basa en el supuesto de que la distancia es un fenómeno pedagógico, y no sólo una cuestión de distancia geográfica, aunque esto puede favorecer la existencia de una brecha psicológica y comunicacional que permite malentendidos y percepciones erróneas por parte de profesores y alumnos. Esta distancia debe ser superada por quienes participan en el proceso educativo para promover un aprendizaje eficaz. Moore sugiere además la distinción de tres tipos de interacción entre estudiantes, profesores y contenidos cuya comprensión ayudaría a superar malentendidos entre educadores que utilizan diferentes medios. En la Teoría de la Distancia Transaccional se fusionaron perspectivas pedagógicas como la tradición humanista, que valora el diálogo no estructurado, abierto e interpersonal, y la tradición conductista, basada en objetivos conductuales con el docente en control del proceso de aprendizaje. Además, Moore combinó la visión de Otto Peters de la educación a distancia como un sistema industrial estructurado con la perspectiva de una relación más interactiva y centrada en el estudiante entre estudiante y profesor de Charles Wedemeyer. Como se encontró en este estudio, las clases remotas ayudan a disminuir la Distancia Transaccional ya que promueven el diálogo en la interacción entre docentes y estudiantes, y entre estudiantes.||O presente artigo origina-se de um Estudo de Caso sobre como as aulas de conversação remotas de um curso de Inglês a distância contribuem para a prática da oralidade em Língua Inglesa. O referencial teórico apoia-se na Teoria da Distância Transacional elaborada pelo educador Michael G. Moore que busca descrever as relações professor-aluno quando esses estão separados no espaço/tempo. Essa teoria parte do pressuposto de que a distância é um fenômeno pedagógico, e não apenas uma questão de distância geográfica, ainda que esta possa favorecer a existência de uma lacuna psicológica e comunicacional que possibilite mal-entendidos e percepções equivocadas por parte de professores e aprendizes. Tal distância precisa ser superada pelas partes envolvidas no processo educacional para promover uma aprendizagem efetiva. Moore sugere ainda a distinção de três tipos de interação entre alunos, professores e conteúdo cujo entendimento ajudaria a superar mal-entendidos entre educadores que utilizam mídias.diversas. Na Teoria da Distância Transacional se fundiram perspectivas pedagógicas como a tradição humanística, que valoriza o diálogo não estruturado, aberto e interpessoal; e a tradição behaviorista, fundamentada em objetivos comportamentais com o professor no controle do processo de aprendizagem. Além disso, Moore aliou a visão de EaD como um sistema industrial estruturado de Otto Peters, à perspectiva de uma relação focada no aluno e mais interativa entre aluno e professor de Charles Wedemeyer. Conforme verificou-se neste estudo, as aulas remotas ajudam a diminuir a Distância Transacional na medida em que promovem o diálogo na interação entre professores e alunos e destes entre si.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Magalhães, Alba Valéria | Menegat, Jardelino
Data
22 de fevereiro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Alba Valéria Magalhães, Jardelino Menegat | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 No. 41 (2024); 376-401 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 Núm. 41 (2024); 376-401 | Conhecimento & Diversidade; v. 16 n. 41 (2024); 376-401 | 2237-8049
Assuntos
Transactional Distance | Distance Education | Remote Classes | English Language | Distancia Transaccional; Educación a distancia; Clases Remota, Idioma Inglés | Distância Transacional | EaD | Aulas Remotas | Língua Inglesa
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion