Descrição
Este trabalho insere- se em projeto de pesquisa voltado a estudos arqueométricos de revestimentos e materiais constitutivos e artísticos de pinturas murais, feitas com a técnica do afresco e executadas em edifícios das décadas de 1940 e 1950 da cidade de São Paulo / Brasil, com ênfase para as obras do pintor Fulvio Pennacchi (18961992). Trata- se de estudo multidisciplinar e interdepartamental que envolve pesquisadores do Centro de Preservação Cultural (CPC) e do Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo. Para impostação metodológica dos procedimentos analíticos a adotar futuramente, nesta etapa tomou- se como estudo de caso referencial um dos afrescos realizados por Pennacchi na capela do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1946, intitulado "A Anunciação de Nossa Senhora" (2,32m x 2,65m). Os estudos encadeiam pesquisas histórico- documentais, observações in situ e emprego de instrumental científico de análise para caracterização dos materiais e reconhecimento dos modos de fatura: microscopia petrográfica, microscopia eletrônica de varredura com EDS, difração de raios X, microssonda eletrônica e obtenção de imagem por radiação ultravioleta. || This paper is part of a research project oriented toward archeometrical studies on characteristic and artistic coats and materials employed in mural paintings, using the fresco technique and applied to buildings in the city of São Paulo, Brazil, dating from the 1940s and 1950s. Special emphasis was given to the works of artist Fulvio Pennacchi (1896- 1992). It is a multidisciplinary and interdepartmental study involving researchers from the Centro de Preservação Cultural (CPC) and the Instituto de Geociências (IGc) of the Universidade de São Paulo. To outline the methodology to be used in future analytical procedures, it was chosen as reference case study, one of Pennacchi's frescoes at the chapel of the Instituto Central of the Hospital das Clínicas of the Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) in 1946. It is called "The Annunciation of Virgin " (2,32m x 2,65m). These studies make use of documentary historical research, in situ observations and use of scientific tools of analysis for materials characterization and for identifying the different ways of making a work of art: petrographic microscopy, scanning electronic microscopy with EDS, X- ray diffraction, electronic microprobe, and the process of obtaining an ultraviolet radiation image.