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Gabriela Mureb: Totem and Engine||Gabriela Moreb: Totem et Moteur ||Gabriela Moreb: Totem e motore: totem e motor||Gabriela Mureb: totem e motor
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Metadados
Descrição
The paper focuses on the work of contemporary Rio de Janeiro artist Gabriela Mureb and the dialogue that it establishes with modern industrial technology. Based on ideas from thinkers such as Yuk Hui and Gilbert Simondon, an attempt is made to present Mureb's noisy machines and performances as products and producers of unique critical tensions with technicality, tensions that put into play concepts such as humanity and technical nature, gesture and work, energy expenditure and exhaustion, duration and experiential thickness, creation and destruction.||L'article se concentre sur le travail de l'artiste contemporaine de Rio de Janeiro Gabriela Mureb et sur le dialogue que son travail établit avec la technologie industrielle moderne. En s'appuyant sur les idées de penseurs tels que Yuk Hui et Gilbert Simondon, on tente de présenter les machines et performances bruyantes de Mureb comme des produits et des producteurs de tensions critiques uniques avec la technicité, tensions qui mettent en jeu des concepts tels que l'humanité et la nature technique, le geste et la technicité. travail, dépense énergétique et épuisement, durée et épaisseur expérientielle, création et destruction.||L'articolo tratta del lavoro dell'artista contemporanea Gabriela Mureb di Rio de Janeiro e del suo dialogo con la moderna tecnologia industriale. Prendendo spunto da idee di pensatori come Yuk Hui e Gilbert Simondon, si tenta di presentare le macchine rumorose e le performance di Mureb come prodotti e produttori di tensioni critiche uniche con la tecnicità, tensioni che mettono in gioco concetti come quelli di umanità e natura tecnica, gesto e lavoro, dispendio energetico ed esaurimento, durata e spessore esperienziale, creazione e distruzione.||O artigo trata da obra da artista fluminense contemporânea Gabriela Mureb e do seu diálogo com a tecnologia moderna industrial. A partir de ideias de pensadores como Yuk Hui e Gilbert Simondon, tenta-se apresentar as máquinas e performances ruidosas de Mureb como produtos e produtores de tensões críticas singulares com a tecnicidade, tensões que colocam em jogo conceitos como as de humanidade e natureza técnica, gesto e trabalho, dispêndio e exaustão energética, duração e espessura experiencial, criação e destruição.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Castro, Vinicius Portella
Data
13 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48796 | 10.35699/2238-2046.2024.48796
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 VINICIUS PORTELLA CASTRO | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 14 No. 30 (2024): Jan-Abril; 146-162 | PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 14 Núm. 30 (2024): Jan-Abril; 146-162 | PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 14 n. 30 (2024): Jan-Abril; 146-162 | 2238-2046 | 1982-9507
Assuntos
Arte contemporânea | Gabriela Mureb | Filosofia da Técnica | Gilbert Simondon | Yuk Hui | Contemporary Art | Gabriela Mureb | Philosophy of Technology | Gilbert Simondon | Yuk Hui | Art Contemporaine | Gabriela Mureb | Philosophie de la Technique | Gilbert Simondon | Yuk Hui | Arte Contemporanea, Gabriela Mureb, Filosofia della Tecnica, Gilbert Simondon, Yuk Hui
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion