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Gamificação na leitura: uma prática inclusiva||GAMIFICATION IN READING: AN INCLUSIVE PRACTICE: uma prática inclusiva
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Metadados
Descrição
Este artigo traz um recorte da pesquisa de mestrado profissional vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), que resultou na dissertação intitulada “Gamificação na educação inclusiva: jogando com a leitura”, teve como objetivo investigar as potencialidades de uma sequência didática gamificada no desenvolvimento da habilidade de leitura em um contexto de práticas inclusivas. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa e exploratória, foi realizada em uma escola da rede pública do Paraná com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa constou de quatro etapas para a construção dos dados, 1ª) um questionário pré com todos os estudantes da turma, 2ª) seleção dos dez estudantes da turma, sendo três com diagnóstico de deficiência e sete sorteados aleatoriamente, grupo este que realizou as atividades gamificadas, 3ª) questionário final online direcionado para os dez participantes, 4ª) anotações no diário de campo. Os dados obtidos nos questionários online e nas anotações do diário de campo foram categorizados e analisados por meio de clustering, agrupamentos por similaridades. Neste recorte apresentaremos fragmentos de duas fases: quando os estudantes leram material físico e quando leram utilizando estratégias gamificadas por meio do aplicativo Gamesler. Essas fases nos ajudaram a compreender a questão de investigação da pesquisa: se a utilização da gamificação associada a recursos tecnológicos poderia auxiliar o desenvolvimento de habilidades de leitura de forma lúdica e engajadora. O resultado mostrou que a gamificação pode ser uma estratégia inclusiva com potencial para motivar e engajar os estudantes na aprendizagem. || This article presents an excerpt from professional master's research linked to the Postgraduate Program in Inclusive Education (PROFEI) at the State University of Paraná (UNESPAR), which resulted in the dissertation entitled “Gamification in inclusive education: playing with reading”, had The objective is to investigate the potential of a gamified teaching sequence in developing reading skills in a context of inclusive practices. The methodology used had a qualitative and exploratory approach, it was carried out in a public school in Paraná with a 9th year elementary school class. The research consisted of four stages for the construction of data, 1st) a pre-questionnaire with all students in the class, 2nd) selection of ten students in the class, three with a diagnosis of disability and seven randomly drawn, this group carrying out the activities gamified, 3rd) final online questionnaire directed to the ten participants, 4th) notes in the field diary. The data obtained from the online questionnaires and field diary notes were categorized and analyzed using clustering, groupings based on similarities. In this section we will present fragments from two phases: when students read physical material and when they read using gamified strategies through the Gamesler application. These phases helped us understand the research question: whether the use of gamification associated with technological resources could help the development of reading skills in a playful and engaging way. The result showed that gamification can be an inclusive strategy with the potential to motivate and engage students in learning.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Nunes Avansi, Márcia Cristina | Nascimento Ansay, Noemi | Cunha, Rosemyriam
Data
5 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unespar.edu.br/incantare/article/view/8368 | 10.33871/2317417X.2024.21.2.8368
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista InCantare
Fonte
Revista InCantare; v. 21 n. 2 (2024): Dossiê Educação Inclusiva; 1-19 | InCantare; Vol. 21 No. 2 (2024): Dossiê Educação Inclusiva; 1-19 | InCantare; Vol. 21 Núm. 2 (2024): Dossiê Educação Inclusiva; 1-19 | 2317-417X | 2237-3365
Assuntos
Educação Inclusiva | Gamificação | Leitura | Sequência didática
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion