-
Gardens: between the becomings of teaching, singularity and the act of gleaning||Jardines: entre los devenires de la enseñanza, la singularidad y el acto de espigar||Jardins: entre os devires da docência, da singularidade e do ato de respigar
- Voltar
Metadados
Descrição
This text derives from doctoral research in education and seeks to move the notion of garden in alliance with the biographematic method and the act of gleaning. By mobilizing thought, we seek proximity to the concept of singularity in order to find alternatives when rigid positions hinder movement in education. The study approaches the philosophies of difference and sought to tension the question: what can teaching do through singularity, amidst the reverberations and spillovers? The leftovers that were found on the route did not always appear explicitly and were also shown in the subtleties of the encounters, chalk dust that is located in the hustle and bustle of the school, in the unexpected events of life.||Este texto deriva de una investigación doctoral en educación y busca mover la noción de jardín en alianza con el método biografemático y el acto de espigar. Al movilizar el pensamiento, buscamos la proximidad al concepto de singularidad para encontrar alternativas cuando posiciones rígidas obstaculizan el movimiento en educación. El estudio se aproxima de las filosofías de la diferencia y buscó movimentar la cuestión: qué puede una enseñanza por la singularidad, en medio a las reverberaciones y los desbordamientos? Los restos que se encontraron en la ruta no siempre aparecieron explícitamente y también se mostraron en las sutilezas de los encuentros, en el polvo de tiza que se ubica en el bullicio de la escuela, en los imprevistos de la vida.||Este texto deriva de uma pesquisa de doutorado em educação e busca movimentar a noção de jardim em aliança ao método biografemático e ao ato de respigar. Ao mobilizar o pensamento, busca-se vizinhança com o conceito de singularidade a fim de cavar alternativas quando posições engessadas dificultam o movimento na educação. O estudo se aproxima das filosofias da diferença e buscou tensionar a questão: o que pode uma docência pela singularidade, em meio às reverberações e aos respigos? As sobras que foram encontradas no percurso nem sempre apareceram explicitamente e também se mostraram nas sutilezas dos encontros, poeiras de giz que se localizam na agitação da escola, no imprevisto da vida.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Cíntia Medianeira Bitencourt de | Oliveira, Marilda Oliveira de
Data
6 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/136630 | 10.22456/2357-9854.136630
Idioma
Direitos autorais
Fonte
Revista GEARTE; Vol. 10 (2023) | Revista GEARTE; Vol. 10 (2023) | Revista GEARTE; v. 10 (2023) | 2357-9854
Assuntos
Filosofias da Diferença | Singularidade | Docência | Jardim | Respiga | Philosophies of Difference | Singularity | Teaching | Garden | Glean | Filosofías de la Diferencia | Singularidad | Enseñanza | Jardín | Espigar
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion