-
Garrulous, outraged, baffled ghosts: Southern Gothic portraits from the novel Absalom, Absalom! (1936), by William Faulkner||‘Fantasmas prolixos, ultrajados, desnorteados’: retratos do gótico sulista a partir de Absalão, Absalão! (1936), de William Faulkner
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo propõe uma leitura do Gótico Sulista, como os críticos costumam chamar grande parte da literatura produzida no Sul dos Estados Unidos entre o fim da Primeira Guerra Mundial e a década de 1950. Em um primeiro momento, discutimos a imprecisão do termo “gótico” quando vinculado à escrita do Sul e questionamos a tendência crítica de reduzir a literatura da Renascença Sulista ao goticismo. Para isso, propomos uma diferenciação entre o gótico e o grotesco, categoria estética que ganhou destaque entre escritoras mulheres, herdeiras de Faulkner, como Carson McCullers e Flannery O’ Connor. Depois, nos concentramos no romance Absalão, Absalão!, de William Faulkner, obra citada como o maior exemplo do estilo gótico do Sul. A partir de aspectos temáticos e formais da obra, traçamos um panorama do Gótico Sulista e de sua ressonância ao tratar as questões históricas do Sul. Argumentamos, assim, que o horror é um potente meio de retrato da realidade social.||This article proposes a reading of Southern Gothic literature, a term used by critics to describe works produced in the American South between the end of World War I and the 1950s. Firstly, we address the ambiguity of the term "gothic" when applied to Southern writing and challenge the critical tendency to reduce the Southern Literary Renaissance to Gothic elements. To this end, we distinguish between the gothic and the grotesque, an aesthetic category that gained prominence among female writers who followed in Faulkner's footsteps, such as Carson McCullers and Flannery O'Connor. We then turn our attention to William Faulkner's novel Absalom, Absalom!, often cited as the quintessential example of Southern Gothic. By examining the thematic and formal aspects of this work, we provide an overview of Southern Gothic and its significance in addressing the social and historical issues of the South. We argue that horror serves as a powerful means of portraying social reality.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gonçalves, Giovana Proença
Data
20 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/222983 | 10.11606/issn.1984-1124.i39p211-236
Idioma
Direitos autorais
Fonte
Revista Criação & Crítica; No 39 (2024): Horror e literatura ; 211-236 | Revista Criação & Crítica; n. 39 (2024): Horror e literatura ; 211-236 | Revista Criação & Crítica; No. 39 (2024): Horror e literatura ; 211-236 | Revista Criação & Crítica; Núm. 39 (2024): Horror e literatura ; 211-236 | 1984-1124
Assuntos
Modernism | Fragmentation | American Novel | Southern Gothic | William Faulkner | Absalom, Absalom! | Absalão, Absalão! | William Faulkner | Gótico Sulista | Romance Estadunidense | Fragmentação | Modernismo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares