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GENDER EQUALITY IN PRESCHOOL EDUCATION: balance of work done in Portugal||IGUALDAD DE GÉNERO EN LA EDUCACIÓN PREESCOLAR: saldo del trabajo realizado en Portugal||IGUALDADE DE GÉNERO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: balanço do trabalho feito em Portugal
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Metadados
Descrição
Working on gender equality, from a citizenship education perspective, is a concern that is naturally felt by educators who work with children and young people. In Portugal, in recent decades, the Commission for Citizenship and Gender –Equality (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, CIG ), a government organization, that has been developing several initiatives, in collaboration with the Ministry of Education, for the different levels of education. This article presents a presentation of the main initiatives that have been developed in Portugal in pre-school education (children aged 3 to 6, the age of entry into compulsory school) and what is planned to be developed. In this article I present how I have participated in this work, analyzing the journey already undertaken and reflecting on the main issues to be explored in terms of research and training of professionals who work in pre-school education institutions.||Trabajar la igualdad de género, desde una perspectiva de educación para la ciudadanía, es una preocupación que naturalmente sienten los educadores que trabajan con niños y jóvenes. En Portugal, en las últimas décadas, la Comisión para la Ciudadanía y la Igualdad de Género (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, CIG), una organización gubernamental, ha estado desarrollando varias iniciativas, en colaboración con el Ministerio de Educación, para los diferentes niveles educativos. Este artículo presenta algunas de las principales iniciativas que se han desarrollado en Portugal en educación preescolar (niños de 3 a 6 años, edad de ingreso a la escuela obligatoria) y lo que se prevé desarrollar. En este artículo presento cómo he participado en este trabajo, analizando el camino ya recorrido y reflexionando sobre las principales cuestiones a explorar en términos de investigación y formación de profesionales que actúan en instituciones de educación preescolar.||Trabalhar a igualdade de género, numa perspetiva de educação para a cidadania é uma preocupação que naturalmente é sentida pelos educadores e educadoras que trabalham com crianças e jovens. Em Portugal, nas últimas décadas, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), uma organização governamental, tem vindo a desenvolver várias iniciativas, em colaboração com o Ministério da Educação, para os diferentes níveis de ensino. Neste artigo é feita uma apresentação das principais iniciativas que em Portugal têm vindo a ser desenvolvidas na educação pré-escolar (crianças dos 3 aos 6 anos, idade de entrada na escola obrigatória) e do que está previsto desenvolver. Neste artigo apresento a forma como tenho participado neste trabalho, analisando o percurso já realizado e refletindo as principais questões a aprofundar, a nível da investigação e da formação das profissionais e dos profissionais que trabalham nas instituições de educação pré-escolar.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cardona, Maria João
Data
30 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/15854 | 10.34024/olhares.2024.v12.15854
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Maria João Cardona | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 12 n. 1 (2024): Revista Olhares - UNIFESP - Publicação contínua (continuous publishing) | 2317-7853
Assuntos
Educação pré-escolar | Género | Educação para a Cidadania | Preschool education | Gender | Education for Citizenship | Educación preescolar | Género | Educación para la ciudadanía
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion