-
GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONSELHO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO ESTADUAL DO ACRE
- Voltar
Metadados
Descrição
O Conselho Escolar está representado, em nossa cultura, como uma forma democrática, uma vez que abrange todos os segmentos da escola, com papel de acompanhar e deliberar as ações. O objetivo deste estudo consiste em analisar a função do Conselho Escolar, evidenciando as principais dificuldades e desafios encontrados na consolidação desse órgão no interior das escolas no processo de gestão democrática. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica e documental. As análises dos resultados indicam que o Conselho Escolar se apresenta como um órgão de base democrática que busca a sobrevivência em meio às dificuldades encontradas para o exercício de sua prática. As principais dificuldades e desafios encontrados foram: a não participação da família; as relações de poder no ambiente escolar; a falta de diálogo entre os diferentes segmentos da escola; falta de consenso quanto à disponibilidade de tempo e horários para se reunir. ||The School Council is represented in our culture as a democratic since it covers all segments of the school with the papers of monitoring and deliberating actions. The aim of this study was to perform an analysis of School Council function, showing as main difficulties and challenges found in the consolidation of this space within schools in the democratic management process. The methodology applied consists in a bibliographic and documental. These authors guided the analysis of the data in the search for the answer to the questions of the study, allowing a deepening of the theme in question, presenting the importance of the school council in making democratic management, understanding the difficulties and challenges of its implementation within schools. Main challenges found were: the non-participation of the family based on member's economy and society level; power relations in the school environment; lack of dialogue; lack of family time and consensus regarding availability time and times to get together.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pires, Pierre André Garcia | Silva, Letícia Mendes da | Verçosa , Pelegrino Santos
Data
5 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3762 | 10.29327/210932.8.1-17
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
Fonte
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020) | 2525-5924 | 1807-1856 | 10.29327/210932.8.1
Assuntos
Conselho escolar. Gestão democrática. Trabalho coletivo.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion