-
GIBIOzine – Revista de Divulgação Científica e Cultural
- Voltar
Metadados
Descrição
A necessidade de respeito aos conhecimentos populares e aos diferentes tipos de manifestação cultural que uma sociedade pode desenvolver, bem como o reconhecimento da importância de adequação da linguagem para estabelecer diálogos, nesse âmbito, com os conhecimentos científicos, constituem os princípios para a elaboração da revista GIBIOzine. O objetivo deste projeto é produzir material de divulgação científica, direcionado sobretudo para o público jovem, nos quais são apresentados e discutidos, de forma eclética e bem humorada, temas científicos relevantes na atualidade. Aforma de expressão escolhida foi a de Histórias em Quadrinhos (HQ) e o modo reprodução proposto foi interativo, envolvendo estudantes de ensino superior, fundamental e médio, na intenção de criar uma interface que propicia comunicação com a comunidade jovem. O veículo de divulgação principal é uma revista impressa, que permite o manuseio e contato direto com o material gráfico, mas também disponibilizamos todo o material em um site, na intenção de ampliar a difusão para um maior numero de pessoas – posto que os recursos disponívei até o momento não permitiram tiragens além de 1200 exemplares. Essa proposta não pretende apresentar os temas científicos como verdades supremas da ciência, mas com humor crítico oferecer diferentes interpretações sobre essas verdades, respeitando, discutindo e incorporando os saberes de senso comum e manifestações populares, apontando para a complexidade inerente à realidade e não se restringindo a um desfile de informações técnicas. Para a produção das revistas temos uma equipe de estudantes voluntários, a maioria da Biologia, que auxiliam na produção de algumas HQ e na edição da revista, desde o design até o acompanhamento do processo na gráfica. A revista já tem 8 números publicados, cada qual com uma temática, e para cada um deles foram convidados a participar professores de outras instituições de ensino superior, estudantes de nsino fundamental e médio deescolas públicas e estudantes do ensino superior. A dinâmica interativa e multicultural propostae a manifestação expressiva de linguagens ampliam o diálogo, principalmente com o público jovem, participante ativo nessa criação, e apontam perspectivas promissoras para a divulgação científica para essa faixa da população.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Fernandes, Hylio Laganá | Saito, Renata Midori | Patravicius, Pamela | Gomes, Caio Isola | Bergamo, Thaisa Fernandes | Moraes, Vinicius | Santos, Augusto Souza | Inoue, Vivian Yuri | Pinheiro, Fernando Cologneze
Data
23 de janeiro de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 9ª Arte (São Paulo)
Fonte
9 Arte (São Paulo); Vol. 1 No. 2 (2012); 35 | 9ª Arte (São Paulo); Vol. 1 Núm. 2 (2012); 35 | 9ª Arte (São Paulo); Vol. 1 No 2 (2012); 35 | 9ª Arte (São Paulo); v. 1 n. 2 (2012); 35 | 2316-9877
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion