-
Good Morning silence: childhood action in the movies||Bom dia silêncio: a ação da infância no cinema
- Voltar
Metadados
Descrição
Children, "between them", what do they tell us? How do we listen to them? How do we see them? How do we read them? In the essay, I pursue the idea of investigating the actions of children, sensory projected in the film Good Morning (Ohayo - 1959) of Yasujiro Ozu (1903-1963), in dialogue with the sociology of childhood, poetic pedagogy and the phenomenology of imagination. The intention is to prioritize, in the perception of childhood, the study of the relationships that children establish themselves in the film attended. Imagination, therefore, operates a key role here, because thinking from the perspective of construction of this text, surpasses reproduce or analyze a world that is to be seen, or offers. By choosing this route of access - not better, but another - I seek to listen to read-see feel the film work while creating a new image and design from her, a creative writing, which establishes the close link with the my imagination wander material in the course of writing.||As crianças, “entre elas”, o que nos dizem? Como as escutamos? Como as vemos? Como as lemos? No ensaio, persigo a ideia de investigar a ação das crianças, sensorialmente projetadas no filme Bom dia (Ohayo - 1959), de Yasujiro Ozu (1903-1963), em diálogo com a sociologia da infância, a pedagogia poética e a fenomenologia da imaginação. A intenção é a de priorizar, na percepção das infâncias, o estudo das relações que as crianças estabelecem entre si no filme assistido. A imaginação, portanto, opera aqui um papel fundamental, pois pensar, na perspectiva de construção desse texto, supera reproduzir ou analisar um mundo que se dá a ver, ou se oferece. Ao optar por essa via de acesso – não melhor, mas outra – busco escutar-ver-ler-sentir a obra cinematográfica enquanto criação de uma imagem nova e conceber, a partir dela, uma escrita criativa, que se institui no estreito vínculo com a minha imaginação material no exercício de devanear escrevendo.
ISSN
1982-2014
Periódico
Autor
Fronckowiak, Ângela
Data
4 de janeiro de 2012
Formato
Identificador
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2892 | 10.17058/signo.v37i62.2892
Idioma
Editor
Fonte
Signo; v. 37, n. 62 (2012): V Colóquio Leitura e Cognição; 531-545 | 1982-2014 | 0101-1812
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion