-
GROTOWSKI, BARBA, ACTOR’S IDENTITY||GROTOWSKI, BARBA, IDENTIDAD DEL ACTOR||GROTOWSKI, BARBA, IDENTIDADE DO ATOR
- Voltar
Metadados
Descrição
This article, prepared for the lecture held virtually on 10/25/2021, during the event Encounters on Third Theatre and Theatre Anthropology: a tribute to Eugenio Barba - 85 years of life, 60 years of theater, 34 years of encounters in Brazil, addresses the issue of the actor's identity from two perspectives: the perspective of self work and the perspective of political work. The first perspective is related to Grotowski's work on “art as a vehicle” and his premise – logical and chronological – of the “total act” and the “saint actor”; the second, with Eugenio Barba's “third theatre” and its premise – logical, although not chronological – of “theatre anthropology” and the “pre-expressive level”. Barba and Grotowski's researches develop parallel paths in search of the actor's identity, towards the pre-expressive level of pure presence. At this point, however, their paths separate: while Barba uses performing as a weapon to redesign theatre's borders “from within”, Grotowski detaches himself from pure presence to use performing as a vehicle to overcome theatre's borders.||O artigo, elaborado para a palestra realizada virtualmente no dia 25/10/2021, durante o evento Encontros sobre o Terceiro Teatro e Antropologia Teatral: uma homenagem a Eugenio Barba - 85 anos de vida, 60 anos de teatro, 34 anos de encontros no Brasil, aborda a questão da identidade do ator, a partir de duas perspectivas: a perspectiva do trabalho sobre si e a perspectiva do trabalho político. A primeira perspectiva é relacionada com o trabalho de Grotowski na “arte como veículo” e sua premissa – lógica e cronológica – do “ato total” e do “ator santo”; a segunda, com o terceiro teatro de Eugenio Barba e sua premissa – lógica, ainda que não cronológica – da “antropologia teatral” e do “nível pré-expressivo”. As pesquisas de Barba e Grotowski desenvolvem caminhos paralelos na busca da identidade do ator, em direção ao nível pré-expressivo da pura presença. Neste ponto, porém, seus caminhos se separam: enquanto Barba utiliza o performing como arma para redesenhar “por dentro” as fronteiras do teatro, Grotowski se desprende da pura presença para usar o performing como veículo para ultrapassar as fronteiras do teatro.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Franco Ruffini | Ricardo Gomes
Data
27 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/70498 | 10.22478/ufpb.2177-8841.2024v15n1.70498
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 MORINGA - Artes do Espetáculo | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 15 n. 1 (2024): Escolhas e heranças | 2177-8841 | 1980-8348
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion