-
Group piano mapping in brazilian higher education||A presença do piano em grupo em instituições de ensino superior no Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
This study aims to contribute to theknowledge about the history and expansion of Group Piano in Brazil. Keeping in mind that in this methodology there is an interconnection of both musical languages, theory and musicianship, and in a collective manner. Therefore, in higher education institutions this approach of applied theory makes use of various digital pianosor keyboards collectively and it is usually referred to as Group Piano. However, inBrazil, the absence of a more updated and complete information on a national level about the presence of this course at the undergraduate music curriculum challenges research, specially due to the many different denominations it receives. This study presents some basic historic characteristics about this methodology and confirms its presence in Brazil through a national survey.||Este estudo pretende colaborar com o conhecimento a respeito da história do Group Piano e da sua expansão no Brasil, partindo do pressuposto de que, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, as linguagens musicais, teórica e prática, interagem de maneira coletiva. No ensino superior, essa modalidade costuma ser ministrada mediante a utilização de vários pianos digitais ou teclados para o aprendizado musical teórico-prático coletivo e é, geralmente, considerada como “Piano em Grupo”. No Brasil, há necessidade de divulgação de informações atualizadas sobre o contexto da presença deste componente curricular nos cursos de graduação em música, apesar da diversidade de nomenclatura que lhe é atribuída. O estudo encontrou e assinala, portanto, algumas características básicas históricas dessa metodologia e comprova sua presença na educação superior brasileira, por meio de um levantamento nacional.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Machado, Simone Gorete
Data
12 de julho de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/7358 | 10.5965/2525530401022016132
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Orfeu | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Orfeu; Vol. 1 No. 1 (2016): Dossiê Música e Identidade; 132-155 | Orfeu; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Dossiê Música e Identidade; 132-155 | Orfeu; v. 1 n. 1 (2016): Dossiê Música e Identidade; 132-155 | 2525-5304
Assuntos
Ensino Coletivo | Habilidades Funcionais | Piano em Grupo. Universidades brasileiras | Brazilian Universities | Group Piano | Group Music Teaching | Secondary Piano Skills
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion