Descrição
A escrita de Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, apresenta uma série de listas, superpostas, que contribuem para conferir ao romance movimento e musicalidade. A partir das reflexões de Umberto Eco, em A vertigem das listas (2010), este artigo analisa o efeito poético das listas que compõem a escrita do romance. Enumerações de palavras, ditos populares, nomes de plantas e animais compõem as listas que estão presentes nas cadernetas do autor. Essas listas, que serviram de suporte à escrita inventiva do autor, também aparecem de forma abundante em sua ficção. Propomos, no presente estudo, uma reflexão acerca das imagens, da musicalidade e do ritmo que as listas superpostas conferem ao romance.||The writing of Grande sertão: veredas, by Guimarães Rosa, presents a series of lists, superimposed, that contribute to give movement and musicality the novel. From the reflections of Umberto Eco, in A vertigem das listas (2010), this article analyzes the poetic effect of the lists that compose the writing of the novel. Enumerations of words, popular sayings, names of plants and animals make up the
lists that are present in the author's books. These lists, which served as support for the author's inventive writing, also appear abundantly in his fiction. We propose, in the
present study, a reflection about the images, the musicality and the rhythm that the overlapping lists confer on the novel