-
Ham radio as an innovative tool in STEM education: a literature review||O radioamadorismo como ferramenta inovadora na Educação STEM: uma revisão bibliográfica
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to explore the use of amateur radio as an innovative tool in STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) education through a literature review. STEM education is crucial for preparing students for the challenges of the 21st century, fostering essential skills such as critical thinking, problem-solving, and collaboration. Amateur radio provides a practical and engaging platform for applying these concepts, promoting active and interdisciplinary learning. The review includes an analysis of academic studies, technical articles, and relevant regulations, highlighting the advantages and challenges of integrating amateur radio into the educational curriculum.
||Este artículo tiene como objetivo explorar el uso del radioaficionado como una herramienta innovadora en la educación STEM (Ciencia, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas) a través de una revisión bibliográfica. La educación STEM es fundamental para preparar a los estudiantes para los desafíos del siglo XXI, desarrollando habilidades esenciales como el pensamiento crítico, la resolución de problemas y la colaboración. El radioaficionado, a su vez, ofrece una plataforma práctica y atractiva para la aplicación de estos conceptos, promoviendo el aprendizaje activo e interdisciplinario. La revisión incluye un análisis de estudios académicos, artículos técnicos y regulaciones relevantes, destacando las ventajas y desafíos de la integración del radioaficionado en el currículo educativo.||Este artigo tem como objetivo explorar o uso do radioamadorismo como uma ferramenta inovadora na educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), através de uma revisão bibliográfica. A educação STEM é fundamental para preparar os alunos para os desafios do século XXI, desenvolvendo habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. O radioamadorismo, por sua vez, oferece uma plataforma prática e envolvente para a aplicação desses conceitos, promovendo a aprendizagem ativa e interdisciplinar. A revisão inclui uma análise de estudos acadêmicos, artigos técnicos e regulamentações relevantes, destacando as vantagens e desafios da integração do radioamadorismo no currículo educacional.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Moisés Figueiredo da | Trindade, Luciano Henrique | Barbosa, Antonio Pires
Data
7 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27563 | 10.5585/49.2024.27563
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Moisés Figueiredo da Silva, Luciano Henrique Trindade, Antonio Pires Barbosa | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 50 (2024): Número especial: Educação STEAM: Formação, percepções e práticas sob olhares de Brasil e Portugal; e27563 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
educação STEM | radioamadorismo | aprendizagem ativa | interdisciplinaridade | inovação educacional | STEM Education | amateur radio | active learning | interdisciplinarity | educational innovation
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion