-
HETERAUTOSCIENTIFIC GOSSIPING: TANGENT TO TRANSGRESS||COTILLEOS HETEROAUTOCIENTIFICOS: VIVENCIAR LA TANGENTE PARA TRANSGREDIR||FOFOCAS HETEROAUTOCIENTÍFICAS: TANGENCIAR PARA TRANSGREDIR
- Voltar
Metadados
Descrição
The goal of this article is the communication of the conscious decision making of changing the axiological position of the teacher-researcher that investigates their own practice in their master’s degree through the jesting figure (BAKHTIN) of gossip (FEDERICI), that the axiological assumption alters the aesthetic perspective of the view, producing experiences/comprehensions (VOLOCHINOV) admittedly evaluative, between consciences that are both equipollent and illuminated by a single authorial consciousness. The narrative research methodology guides itself by epistemological questions made available by the aesthetic change that induces another axiological position of the teacher-researcher. The materiality is made up by excerpts of the qualification text, the dissertation and the gossiping. We consider the narratives situated and contextualized could present transgressive values (BAKHTIN) in relation to the theoretical knowledge of the Field and the experiencing learnings of themselves, and this proved to be a relevant way of assessing the axiological consciousness of the teaching practice by the researcher, strenghtening the heteroautoscientificity notion of the Human Sciences.||El propósito de este artículo es comunicar la decisión consciente de cambio de la posición axiológica de la maestra-investigadora que investiga su propia práctica en la investigación de maestría a través de la figura burlona (BAJTÍN) del cotilleo (FEDERICI) que altera la perspectiva estética de la visión, produciendo vivencias/comprensiones (VOLÓCHINOV) que son valorativas, entre conciencias equipolentes y voces plenivalentes. La metodología de la investigación narrativa se guía por las cuestiones epistemológicas posibilitadas por el cambio estético que provoca outra posición axiológica de la maestra-investigadora. La materialidad consiste en extractos del texto de la calificación de maestría, la disertación y los cotilleos. Consideramos que las narrativas situadas y contextualizadas pudieron presentar valores transgredientes (BAJTÍN) en relación a los conocimientos teóricos del campo y a los conocimientos experienciales de sí mismo y esto resultó ser una vía relevante para la conciencia axiológica de la práctica docente por parte de la investigadora, fortalecendo la noción de heteroautocientificidad de las Ciencias Humanas.||O objetivo deste artigo é a comunicação da tomada consciente de alteração da posição axiológica da professora-pesquisadora que investiga a própria prática na pesquisa de mestrado por meio da figura zombeteira (BAKHTIN) da fofoca (FEDERICI), que altera a perspectiva estética da visão, produzindo vivências/compreensões (VOLÓCHINOV) assumidamente valorativas, entre consciências equipolentes e vozes plenivalentes. A metodologia narrativa de pesquisa se orienta pelas questões epistemológicas possibilitadas pela mudança estética que provoca outra posição axiológica da professora-pesquisadora. A materialidade é composta por excertos do texto da qualificação, da dissertação e as fofocas. Consideramos que narrativas situadas e contextualizadas puderam apresentar valores transgredientes (BAKHTIN) em relação aos conhecimentos teóricos do campo e os saberes experienciais de si e este se mostrou um modo relevante para as tomadas de consciência axiológica da própria prática docente pela pesquisadora, fortalecendo a noção de heteroautocientificidade das Ciências Humanas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Fujisawa, Patrícia Yumi | Serodio, Liana Arrais | Prado, Guilherme do Val Toledo
Data
30 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/560 | 10.22476/revcted.v8.id560
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Crítica Educativa
Fonte
Crítica Educativa; v. 8 n. 2 (2022): Modos de Narrar a Vida; 1-20 | 2447-4223
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion