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High schoo l in Brazil: universalization of access and working conditions||O ensino médio no Brasil: universalização do acesso e condições de trabalho
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Metadados
Descrição
The article aims to understand the limits and perspectives to the universalization of access to and the working conditions of teachers in high school. The discussion was held on the basis of educational indicators listed on the social quality, especially the Net Frequency Rate and Teaching Effort, and the goals of the National Education Plan (2014-2024). Data analysis explains the context of the proposed 3 goals, 17 and 18 of the said Plan and highlights challenges related to the universalization of access and working conditions of a teacher in high school. Suggests that the problem of social quality of high school will not be settled with the curricular proposal in the law easing 13.415/2017. The leap in quality will be given with the registration of all young people, especially those from 15 to 17 years, in the last stage of basic education and the transformation of teaching in a socially attractive profession|| O artigo tem como objetivo compreender os limites e as perspectivas à universalização do acesso e as condições de trabalho dos professores no Ensino Médio. Realizou-se a discussão com base em indicadores educacionais arrolados à qualidade social, com destaque a Taxa de Frequência Líquida e o Esforço Docente, e nas metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A análise dos dados explicita um contexto distante do proposto nas metas 3, 17 e 18 do referido Plano e evidencia desafios relacionados à universalização do acesso e às condições de trabalho do professor no Ensino Médio. Sugere que o problema da qualidade social do Ensino Médio não se resolverá com a flexibilização curricular proposta na Lei 13.415/2017. O salto de qualidade será dado com a matrícula de todos os jovens, mormente os de 15 a 17 anos, na última etapa da Educação Básica e a transformação da docência numa profissão socialmente atraente.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Costa, Gilvan Luiz Machado
Data
8 de janeiro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7795 | 10.5585/eccos.n45.7795
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 45: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação; 237-253 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Working Conditions. High School. Educational Policy. | Políticas Educacionais | Ensino Médio | Condições de Trabalho.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion