-
Hipermedialidade na didática das línguas modernas: uma pesquisa||L’ ipermedialità nella didattica delle lingue moderne: una ricerca||Hypermedia in the teaching of modern languages: a research
- Voltar
Metadados
Descrição
Tema deste artigo é uma investigação em algumas escolas que ensinam a língua italiana em São Paulo, como parte de uma pesquisa que tem por objetivo incentivar o uso da hipermídia no ensino das línguas modernas. A hipermídia é indicada como uma ferramenta importante no campo do ensino de línguas, já que conta com uma abordagem humanista e se inspira numa visão sócioconstrutivista do contexto escolar. A hipótese de um instrumento de ensino de língua por meio de hipermídias asseguraria flexibilidade, dinamismo e abertura, por eles poderem ser usados em aulas de todos os níveis de uma maneira diversificada e diferenciada. Realizamos nossa pesquisa em três instituições de São Paulo e uma de Veneza (Itália), tentando investigar quais poderiam ser os pontos de contato entre o uso efetivo da tecnologia no campo do ensino de línguas e as preferências de uso. Apresentamos aqui destaques dos dados coletados, já que a pesquisa levou a um conjunto de informações muito consistente.||
Oggetto di questo articolo è un’indagine svolta presso alcuni istituti che insegnano lingua italiana a San Paolo nell’ambito di una ricerca che si propone di motivare l’utilizzo di un ipermedia nella didattica delle lingue moderne. L’ipermedia è indicato come uno strumento importante in ambito glottodidattico, visto che si basa su un approccio umanistico e trae ispirazione da una visione socio-costruttivista del contesto scuola. L’ipotesi di uno strumento ipermediale nella glottodidattica garantirebbe duttilità, dinamicità e apertura che potrebbe così essere usato in tutte le classi in maniera varia e differenziata. Abbiamo svolto la ricerca in tre istituti di San Paolo (Brasile) e in uno di Venezia, cercando di investigare quali possano essere i punti di contatto tra l’uso effettivo delle tecnologie in ambito glottodidattico e le preferenze di uso. Ne presentiamo qui i dati emersi nei loro punti salienti in quanto la ricerca ha portato a una raccolta di informazioni molto consistente.
||The results of a survey on Italian language teaching at various institutes in São Paulo can be found in this article. It was carried out in the framework of a research aiming at motivating the use of a hypermedium, while teaching modern languages. The hypermedium is considered an important tool for language teaching, on the basis of a humanistic approach and because it draws inspiration from a social constructivist vision of the school context. The use of a hypermedial tool in language teaching would guarantee flexibility, dynamism and openness and could thus be used in a varied and differentiated manner. The survey was carried out at three schools in São Paulo (Brazil) and at the University of Venice (Italy), with the intent to investigate the contact points between the actual usage of technologies in language teaching and the usage preferences. Data collection in the framework of the survey is substantial, therefore only the most prominent features of data collected are presented.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Toscano, Anna
Data
27 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/125064 | 10.11606/issn.2238-8281.v0i32p63-79
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Revista de Italianística | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista de Italianística; n. 32 (2016); 63-79 | 2238-8281 | 1413-2079
Assuntos
Hipermídia | Tecnologia | Ensino de línguas | Pesquisa | Língua modernas | Hypermedium | Technology | Language teaching | Survey | Modern languages | Ipermedia | Tecnologia | Glottodidattica | Ricerca | Lingue moderne
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion