-
História em quadrinhos e educação física escolar: essa relação “dá jogo”?||Comic books and school physical education: does this relationship make a good match?
- Voltar
Metadados
Descrição
It presents some initial reflections arising from a systematic review related to the production of knowledge about Comics and School Physical Education. Taking as a reference the work Foohs, Corrêa and Toledo (2021), 08 scientific articles were analyzed, published in the period between the years 2006 and 2022. As a result of a first process of analysis of the works, we highlight that the articles are characterized, for the most part, reports of pedagogical practices developed within the scope of school physical education classes. Furthermore, another striking characteristic of the texts is the subordination of the language of comics to the specific content of Physical Education. Finally, we present some possible paths for the relationship between comics and School Physical Education in the context of pedagogical practices and research.||Apresenta algumas reflexões iniciais advindas de uma revisão sistemática de literatura relacionada à produção de conhecimento sobre História em quadrinhos e Educação Física Escolar. Tendo como referência o trabalho Foohs, Corrêa e Toledo (2021) foram analisados 08 artigos científicos, publicados no período entre os anos de 2006 a 2022. Como desdobramentos de um primeiro processo de análise dos trabalhos destacamos que os artigos se caracterizam, em sua maioria, como relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito das aulas de Educação Física Escolar. Além disso, outra característica marcante dos textos é a relação de subordinação da linguagem dos quadrinhos aos conteúdos específicos da Educação Física. Por fim, apresentamos alguns caminhos possíveis da relação entre quadrinhos e Educação Física Escolar no contexto das práticas pedagógicas e de pesquisas.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Almeida Junior, Admir Soares de
Data
16 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/218675 | 10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218675
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo) | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
9 Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e218675 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e218675 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e218675 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e218675 | 2316-9877
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion