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Histórias em Quadrinhos Poético-Filosóficas e Gestão do Currículo no Trabalho Docente: uma aproximação possível
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Metadados
Descrição
O objetivo do trabalho, proposto para o eixo temático quadrinhos e educação, é mostrar que as histórias em quadrinhos poético-filosóficas podem ser utilizadas com proveito nas práticas curriculares das escolas brasileiras, de modo especial no segundo ciclo do ensino fundamental e no ensino médio. Para tanto, assume como fundamento teóricos Morin (1995, 2000) e Grof (1987), no que diz respeito à compreensão da condição humana; Freire (1986) relativamente à educação; Cirne (2000), Vergueiro (2005), Andraus (2006), Magalhães (2001) e Guimarães (2001) nos estudos sobre histórias em quadrinhos e quadrinhos poético-filosóficos. Metodologicamente é um rabalho de natureza bibliográfica, mas que também buscou registrar depoimentos de artistas brasileiros que produzem no campo dos quadrinhos poético-filosóficos. Compreende-se aqui, na realidade brasileira, que histórias em quadrinhos poético-filosóficas são aquelas que apresentam, de maneira explícita em sua arte, a intenção de que seja feita uma reflexão poética, enquanto aberta criativamente ao contínuo movimento da vida, e filosófica, enquanto provocação a um pensar aprofundado sobre a condição humana. As histórias em quadrinhos poético-filosóficas tendem a ser apresentadas em histórias curtas que, muitas vezes, rompem com a linearidade convencional das narrativas em quadrinhos usando, para tanto, de criativos recursos seja no traço do artista seja em novas propostas de utilização dos requadros. Conclui-se que os quadrinhos poético-filosóficos, com toda a força de sua produção poderão contribuir no cotidiano das construções curriculares, elaboradas pelos professores, com o favorecimento de uma poderosa linguagem imagético-textual que consegue estabelecer comunicação, com diferentes faixas etárias e sociais, acerca de temas complexos e necessários à reflexão coletiva e ao processo criativo de construção do conhecimento na educação formal. Obviamente que isso supõe uma formação que possibilite aos professores um anejo adequado e responsável deste rico material, nem sempre bem compreendido no primeiro exame de olhos.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santos Neto, Elydio dos
Data
23 de janeiro de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 9ª Arte (São Paulo)
Fonte
9 Arte (São Paulo); Vol. 1 No. 2 (2012); 57 | 9ª Arte (São Paulo); Vol. 1 Núm. 2 (2012); 57 | 9ª Arte (São Paulo); Vol. 1 No 2 (2012); 57 | 9ª Arte (São Paulo); v. 1 n. 2 (2012); 57 | 2316-9877
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion