-
history and sense of a project||história e sentido de um projeto||historia y sentido de un proyecto
- Voltar
Metadados
Descrição
As linhas que se seguem vão lhe contar um pouco sobre o Projeto Filosofia nas Escolas. Contar histórias é uma maneira de tornar alguma coisa conhecida. Então eu gostaria de compartilhar algumas histórias do passado, algumas histórias do presente do Projeto Filosofia nas Escolas, bem como algumas idéias que dão sentido às suas atividades. Compartilhar fatos e idéias pode também ser uma maneira de dar início a novos movimentos de pensamento, de convidar pessoas a pensar sobre o que não foi dito, sobre o que está assumido apenas implicitamente, sobre direções que são insinuadas, sobre pontos de proximidade e distância em relação a outras histórias, em relação a histórias que você, leitor, também vive e produz. O convite está feito. O Projeto Filosofia nas Escolas foi aprovado em Dezembro de 1997 na Universidade de Brasília como um projeto de pesquisa para a comunidade. Este projeto acontece em diferentes contextos educacionais em todo Distrito Federal (Brasil). Há muitas maneiras de entender e praticar a filosofia. No Projeto Filosofia nas Escolas tentamos viver a filosofia como uma experiência de pensamento. O objetivo do projeto era, e ainda é, a integração de acadêmicos da universidade, estudantes dos cursos de Filosofia, Educação e Psicologia (chamados "mediadores"), professores e alunos de escolas públicas, através do exercício da filosofia. O Projeto Filosofia nas Escolas entende a educação e a filosofia como práticas de todos sem ser propriedade de ninguém. Transformar a educação em um produto pode submetê-lo a interesses privados e às leis do mercado. Uma educação filosófica é um espaço comum que recebe a todos sem cobrar por sua presença. Só assim podemos atender não só a diferentes faixas etárias, mas também a realidades distintas para pensar juntos sobre o mundo, sobre o que nos tornamos, sobre o que podemos vir a ser.||The following lines will tell you a little about the Philosophy in Schools Project. Telling hi/stories is a way of making something be known. So I would like to share some history of the past, some history of the present of the Philosophy in Schools Project, as well as some of the ideas that give sense to its activities. Sharing facts and ideas can also be a way of starting new movements of thought, of inviting people to think about what is not told, about what is only implicitly assumed, about directions it insinuates, about points of proximity and distance in relation to other histories, in relation to the histories that you, the reader, also live and produce. The Philosophy in Schools Project was approved in December 1997 as a community outreach project of the University of Brasilia. This project is happening in different educational contexts throughout Brazil’s Federal District. There are many ways of understanding and practicing philosophy. In the Philosophy in Schools Project we try to live philosophy as a thinking experience. Its objective was and still is the integration of university scholars, students from Philosophy, Education and Psychology courses (the so called “mediators”), and teachers and students from public schools, all through the exercise of philosophy. The Philosophy in Schools Project sees education and philosophy as everyone’s practices and no one’s properties. Transforming education into a product may submit it to private interests and to the market laws. A philosophical education is a common space that receives everyone without charging for their presence. Only by doing so can we meet, not only with different age groups, but also with distinctive realities in order to think together about the world, about what we have become, what we can become.||Las líneas que se siguen le dirán un poco sobre el Proyecto de Filosofía en las Escuelas. Contar historias es una manera de dar a conocer algo. Así que me gustaría compartir algunas historias del pasado, algunas historias del presente del Proyecto de Filosofía en las Escuelas, así como algunas ideas que dan sentido a sus actividades. Compartir hechos e ideas también puede ser una manera de iniciar nuevos movimientos de pensamiento, invitar a la gente a pensar sobre lo que no se ha dicho, sobre lo que es asumido sólo de manera implícita, sobre direcciones que son insinuadas, sobre los puntos de proximidad y distancia en relación con otras historias, historias que usted, lector, también vive y produce. La invitación está hecha. El Proyecto de Filosofía en las Escuelas fue aprobado en diciembre de 1997 en la Universidad de Brasilia como un proyecto de investigación para la comunidad. Este proyecto se lleva a cabo en diferentes contextos educativos en el Distrito Federal (Brasil). Hay muchas maneras de entender y practicar la filosofía. En el Proyecto de Filosofía en las Escuelas intentamos vivir la filosofía como una experiencia de pensamiento. El objetivo del proyecto era, y sigue siendo, la integración de profesores de la Universidad, estudiantes de los cursos de Filosofía, Psicología y Educación (llamados "mediadores"), profesores y estudiantes de las escuelas públicas a través del ejercicio de la filosofía. El proyecto comprende la educación y la filosofía como prácticas de todos, sin ser propiedad de nadie. Transformar la educación en un producto puede someterla a los intereses privados y a las leyes del mercado. Una educación filosófica es un espacio común que da la bienvenida a todos sin cobro por su presencia. Sólo de esta manera podremos atender no sólo a personas de diferentes edades sino también a las distintas realidades para pensar juntos sobre el mundo, sobre lo que nos hemos convertido, y sobre lo que podremos llegar a ser.
ISSN
1984-5987
Periódico
Autor
merçon, juliana
Data
8 de fevereiro de 2012
Formato
Idioma
Fonte
childhood & philosophy; Vol 1, No 1 (2005): jan./june; 33-48 | childhood & philosophy; Vol 1, No 1 (2005): jan./june; 33-48 | childhood & philosophy; Vol 1, No 1 (2005): jan./june; 33-48 | 1984-5987
Assuntos
Philosophy; Education; Thinking experiences; School; Communitarian project.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion