-
Human development as metamorphosis in Nietzsche: an experience with Philosophy and Art||Formação humana como metamorfose em Nietzsche: uma experiência com a Filosofia e a Arte
- Voltar
Metadados
Descrição
The essay highlights some elements of Nietzsche's philosophy that lead us to be a philosophy of education this philosopher. Particularly we work cultural criticism Nietzschean objectified in a criticism schools and what the think unveiled as the pseudo of his time, a phenomenon that reveals the limits on the Bildung model, still timid in relation other formation of a free spirit, which would require, greatly, art and philosophy. Our intention is to interpret the writings of the philosopher, notably the On the future of schools and Zarathustra master's discourse, the three metamorphoses, to think about possibilities on the horizon of contemporary philosophy of education. Criticism of Nietzsche on the progress the educational process in schools focuses heavily on teacher education which in other words can broker the relationship between philosophy and art in the formation of the student.||O ensaio destaca alguns elementos da filosofia de Nietzsche que nos levam a constituir uma filosofia da educação desse filósofo. Particularmente, trabalhamos a crítica cultural nietzschiana objetivada em uma crítica aos estabelecimentos de ensino e naquilo que o pensador desvelou como sendo a pseudocultura de sua época, fenômeno que revela os limites existentes no modelo da Bildung, ainda tímida em relação à formação de um espírito livre, o qual demandaria, sobremaneira, arte e filosofia. Nossa intenção é a de interpretar os escritos do filósofo, destacadamente Sobre o futuro dos estabelecimentos de ensino e o discurso do mestre Zaratustra, Das três metamorfoses, para pensar em possibilidades no horizonte da Filosofia da Educação contemporânea. A crítica de Nietzsche sobre o andamento do processo educacional nos estabelecimentos de ensino incide fortemente na formação do professor, o qual, em outras palavras, pode agenciar a relação entre filosofia e arte na formação do estudante.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Mafalda, Rodrigo | Schneider Hardt, Lúcia | Silva de Moura, Rosana
Data
6 de agosto de 2015
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/2236-6377.15.6 | 10.18316/2236-6377.15.6
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Educação, Ciência e Cultura; v. 20 n. 1 (2015); p. 103-115 | 2236-6377
Assuntos
Nietzsche | Philosophy of education | Education establishments | Nietzsche | Filosofia da educação | Estabelecimentos de ensino
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion