-
Image Alchemy: Surrealist collage and melancholy in Walter Benjamin||Alquimia de la imagen: Collage surrealista y melancolía en Walter Benjamin||ALQUIMIA DA IMAGEM: Colagem surrealista e melancolia em Walter Benjamin
- Voltar
Metadados
Descrição
For Surrealism, collage represents both an artistic technique, common in the context of the avant-garde, and a fundamental element of its poetics for the composition of images, which find their power in the rapprochement between two or more distinct and incompatible realities. Defined by Max Ernst as “alchemy of visual image”, the intended effect of surrealist collage is the short-circuiting of common perception, capable of creating a strangeness in the face of everyday and habitual life. The present work aims to propose a relationship between surrealist collage and the concept of melancholy presented by Walter Benjamin, understanding it as an allegorical procedure, and analyzing its connection with the “organization of pessimism” as “revolutionary melancholy”.||Para el surrealismo, el collage representa a la vez una técnica artística, común en el contexto de las vanguardias, y un elemento fundamental de su poética para la composición de imágenes, que encuentran su poder en el acercamiento entre dos o más realidades distintas e incompatibles. Definido por Max Ernst como “alquimia de la imagen visual”, el efecto buscado del collage surrealista es el cortocircuito de la percepción común, capaz de crear una extrañeza frente a la vida cotidiana y habitual. El presente trabajo tiene como objetivo proponer una relación entre el collage surrealista y el concepto de melancolía presentado por Walter Benjamin, entendiéndolo como un procedimiento alegórico, y analizando su conexión con la “organización del pesimismo” como “melancolía revolucionaria”.||A colagem representa para o Surrealismo tanto uma técnica artística, comum no contexto das vanguardas, como um elemento fundamental da sua poética para a composição das imagens, que encontram sua potência na aproximação entre duas ou mais realidades distintas e incompatíveis. Definida por Max Ernst como “alquimia da imagem visual”, o efeito visado da colagem surrealista é o curto-circuito da percepção comum, capaz de criar um estranhamento frente à vida cotidiana e habitual. O presente trabalho tem como objetivo propor uma relação da colagem surrealista com o conceito de melancolia apresentado por Walter Benjamin, compreendendo-a como procedimento alegórico, e analisar a sua conexão com a “organização do pessimismo” enquanto “melancolia revolucionária”.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Fier, Lucas
Data
27 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unespar.edu.br/sensorium/article/view/9254 | 10.33871/sensorium.2024.11.9254
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
Fonte
International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium; Vol. 11 (2024): Art&Sensorium; 1-13 | Art&Sensorium; v. 11 (2024): Art&Sensorium; 1-13 | Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium; Vol. 11 (2024): Art&Sensorium; 1-13 | 2358-0437
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion