-
Images and senses: from filling void to overflowing||Imagens e sentidos: do preenchimento do vazio ao transbordamento
- Voltar
Metadados
Descrição
This article seeks to understand aspects of the signic nature of images, especially what they offer in terms of the construction of meanings for subjects and for cultures. The analysis discusses and treats the images not only for their aesthetic value, but, understands the images as powers, that move the contemporary scene, in the face of the recognition of the multiplicity of visual artifacts that compose the present scenario comprises, that constitute the images Places of learning. Theoretical construction is developed from the perspective of Visual Culture, since it recognizes this field of knowledge as being able to account, at least in part, for studies of images, media, and the complex visual field. Finally, the discussion aims to collaborate to qualify the reception of image culture as it participates in the formative processes that also happen outside the classrooms. Above all, it does so by understanding images as essential components of knowledge.||Este artigo busca compreender aspectos da natureza sígnica das imagens, mormente o que estas oferecem em termos de construção de sentidos para os sujeitos e para as culturas. A análise discute e trata as imagens não apenas pelo seu valor estético, mas, entende as imagens como potências que movimentam o cenário da contemporaneidade, em face do reconhecimento da multiplicidade de artefatos visuais que compõem o cenário atual compreende, que, constituem as imagens significativos lugares de aprender. A construção teórica é desenvolvida na perspectiva da Cultura Visual, por reconhecer este campo de conhecimento como sendo capaz de dar conta, ao menos em parte, dos estudos das imagens, das mídias, bem como do complexo campo visual. Por fim, a discussão almeja colaborar para a qualificação da recepção da cultura da imagem como participe dos processos formativos que acontecem também fora das salas de aula. Sobretudo, o faz, por entender as imagens como componentes imprescindíveis dos saberes.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Santos, Claudia Aparecida dos
Data
31 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/67510 | 10.22456/2357-9854.67510
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/67510/39952 | /*ref*/AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos Editora, 2009. | /*ref*/AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Editora Boitempo, 2007. | /*ref*/AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 2002. | /*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. | /*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. | /*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. | /*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. São Paulo: Zahar, 1999. | /*ref*/BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986. | /*ref*/DEBORD Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Con¬tra¬ponto, 2003. | /*ref*/DEBRAY, Regis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993. | /*ref*/DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005. | /*ref*/DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1996. | /*ref*/ELKINS, James. História da arte e imagens que não são arte. Revista Porto Arte: Porto Alegre, v. 18, n. 30, maio/2011 Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2015. | /*ref*/ELKINS, James. The domain of images. Ithaca: Cornell University Press, 2001. | /*ref*/FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos. Rio de Janeiro: Forense, 1984. p. 411-422. | /*ref*/FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999. | /*ref*/FOUCAULT, Michel. Sobre a história da sexualidade. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000. | /*ref*/FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2006. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2015. | /*ref*/FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. | /*ref*/GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996. | /*ref*/HERNÁNDEZ, Fernando. La necesidad de repensar la educación de las artes visuales y su fundamentación en los estudios de cultura visual. Seminário proferido no Congreso Ibéricode Arte Educación. Porto, Portugal, nov. 2001. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2015. | /*ref*/HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. | /*ref*/JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70, 1994. | /*ref*/MARTINS, Raimundo. Cultura visual: imagem, subjetividade e cotidiano. In: MEDEIROS, Maria Beatriz de (Org.). Arte em pesquisa: especificidades. Brasília: Editora da Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília (UnB), v. 2, 2004. Ensino e Aprendizagem da Arte. p. 160-166. | /*ref*/MARTINS, Raimundo. Hipervisualização e territorialização: questões da cultura visual. Educação & Linguagem, v. 13 n. 22, p.19-31, jul./dez. 2010. | /*ref*/MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011. | /*ref*/MATHIESEN, Thomas. A sociedade espectadora: o “panóptico” de Michel Foucault revisitado. Revista Margem, São Paulo, n. 8, p.77-95, dez. 1998. | /*ref*/MIRZOEFF, Nicholas. What is visual culture? In: MIRZOEFF, Nicholas (Ed.). The visual culture reader. Londres: Routledge, 1998. p. 3-13. | /*ref*/MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós Arte Y Educación, 2003. | /*ref*/MITCHELL, W. J. Thomas. Mostrando el ver: una crítica de la cultura visual. In: Estudios Visuales. Murcia. Centro de Documentación y Estudios Avanzados de Arte Contemporáneo, Noviembre, 2003, p.17-40. | /*ref*/MITCHELL, W. J. Thomas. Teoría de la imagen. Madrid, España: Ediciones Akal, 2009. | /*ref*/MITCHELL, W. J. Thomas. ¿Qué quieren realmente las imágenes? México: 2014. Disponível em: http://cocompress.com/files/gimgs/WJT%20Mitchell | /*ref*/OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; PAZ, Thais Raquel da Silva. Docência em artes visuais: a cultura visual como possibilidade de produção do desejo na contemporaneidade. In: XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 16., 2012, Campinas. Anais... Campinas, 2012. Disponível em:http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/2245p.pdf | /*ref*/ROLNIK, Suely. Uma insólita viagem à subjetividade: fronteiras com a ética e a cultura. In: LINS, Daniel S. (Org.). Cultura e subjetividades: saberes nômades. Campinas, SP: Papirus, 1997. | /*ref*/SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Editora Iluminuras, 2001. | /*ref*/SANTOS, A. Cláudia. As imagens como elemento problematizador em contextos pós-modernos: por uma ontologia da educação visual. Chapecó: Programa de Pós-Graduação/Universidade Comunitária da região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, 2015. Dissertação | /*ref*/SAUNDERS, Robert. A educação criadora nas artes. São Paulo: AR’TE, 1984. | /*ref*/SILVA, Tomaz Tadeu. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista GEARTE | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Revista GEARTE; v. 3, n. 3 (2016): Artes Visuais em espaços não formais de educação | Revista GEARTE; v. 3, n. 3 (2016): Artes Visuais em espaços não formais de educação | 2357-9854
Assuntos
Image. Education. Visual Culture. Contemporaneity. | Artes Visuais; Educação; Cultura Visual | Imagem. Educação. Cultura Visual. Contemporaneidade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion