Descrição
In the 1960s, in an insurgent artistic gesture, Alejandro Jodorowsky produced the efímero pánico, Melodrama Sacramental. More than 50 years later, based on research on the Chilean multi-artist, Fabrício Trindade creates Ações Cênicas do dia doze (2016) and Efêmero (2017). This article aims to reveal possible similarities between the aforementioned creations, to demonstrate that, in line with the ideas of Didi-Huberman (2010), they are made up of images that invite the viewer to close their eyes to see them.||En la década de 1960, en un gesto artístico insurgente, Alejandro Jodorowsky produjo el efímero pánico Melodrama Sacramental. Más de 50 años después, a partir de una investigación sobre el multiartista chileno, Fabrício Trindade crea Ações Cênicas do dia doze (2016) y Efêmero (2017). Este artículo pretende revelar posibles similitudes entre las creaciones antes mencionadas, para demostrar que, en línea con las ideas de Didi-Huberman (2010), están compuestas por imágenes que invitan al espectador a cerrar los ojos para verlas.||Nos anos 60, num gesto artístico insurgente, Alejandro Jodorowsky realiza o efímero pánico, Melodrama Sacramental. Mais de 50 anos depois, a partir de uma pesquisa sobre o multiartista chileno, Fabrício Trindade cria Ações cênicas do dia doze (2016) e Efêmero (2017). Este artigo tem como propósito desvelar possíveis aproximações entre as criações supracitadas, para demonstrar que, em consonância às ideias de Didi-Huberman (2010), elas se compõem de imagens que convocam o espectador a fechar os olhos para vê-las.