-
IMAGINATION AND REFLECTION IN AESTHETICS:: BETWEEN KANT AND BENJAMIN||IMAGINAÇÃO E REFLEXÃO NA ESTÉTICA: : ENTRE KANT E BENJAMIN
- Voltar
Metadados
Descrição
In this work, we will focus on proposing a dialogue between Kant and Benjamin, from the notions of imagination and reflection as thought by the modern philosopher in his Critique of pure reason and Critique of judgement, and the notion of art criticismo that has its origins in german romanticism, extracted from Benjamin’s PhD dissertation The concept of art criticism in german romanticism from the contemporary philosopher. Our aim is to indicate some similarities and diferences from both these philosophers. Our starting point is: how art offers itself to reflection in each philosopher? The methodology will be the comparison between primary (Kant and Benjamin) and secundary (Hentz, Pippin, Gagnebin, Seligmann-Silva and Weber) literature. As our conclusion, we have that art offers itself to reflection in Kant by being forbidded to create a concept and constitute a claim for objective universality, opposed to Benjamin, in which every reflection about the art work, and, therefore, every critique, offers a new concept about her. ||Neste trabalho, focaremos em propor um diálogo entre Kant e Benjamin, a partir das noções de imaginação e reflexão propostas pelo filósofo moderno em suas Crítica da razão pura e Crítica da faculdade de julgar, e da noção de crítica de arte oriunda do movimento romântico alemão, extraída na tese de doutorado O conceito de crítica de arte no romantismo alemão do filósofo contemporâneo. O objetivo é apontar algumas semelhanças e diferenças entre as concepções estéticas de ambos os filósofos. Dito isso, nossa pergunta de partida será: como a arte se oferece à reflexão em cada um desses filósofos? A metodologia utilizada será a comparação de literaturas primárias (Kant e Benjamin) e secundárias (Hentz, Pippin, Gagnebin, Seligmann-Silva e Weber). Como conclusão, temos que a arte se oferece à reflexão em Kant ao ser impossibilitada de oferecer um conceito e originar a pretensão de universalidade objetiva; ao passo que, em Benjamin, temos que cada reflexão sobre a obra de arte, e, portanto, cada crítica, oferece um novo conceito sobre a mesma.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Veliq, Fabiano | Magalhães, Paula
Data
31 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/64355 | 10.7443/problemata.v13i3.64355
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Fabiano Veliq, Paula Magalhães | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Problemata: International Journal of Philosophy; Vol. 13 No. 3 (2022); 97-105 | Problemata - International Journal of Philosophy; Vol. 13 No 3 (2022); 97-105 | Problemata - Revista Internacional de Filosofia; v. 13 n. 3 (2022); 97-105 | 2236-8612 | 1516-9219 | 10.7443/problemata.v13i3
Assuntos
obra de arte | Belo | imaginação | crítica | reflexão | Art work | beauty | imagination | critique | reflection
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion