-
Imersão em games narrativos||Immersion in narrative games
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto discute as expressões utilizadas para caracterizar a experiência de imersão em games narrativos. O ponto de partida é uma revisão dos significados associados à suspensão de descrença na literatura, no cinema e na televisão, orientada pelo questionamento do mito da audiência ingênua, incapaz de distinguir entre a representação e a realidade. Duas características das narrativas midiáticas interativas – o exercício da agência eas disparidades entre as interfaces de hardware e software – evidenciam o caráter ativo do envolvimento do público com as representações midiáticas. Propõe-se que, no caso dos games, essa habilidade que permite agir simultaneamente no mundo do jogo e no mundo real estaria melhor caracterizada como uma encenação de crença.||This paper discusses the expressions used to refer to the experience of immersive in narrative games. The starting point is a review of the meanings associated with the suspension of disbelief in literature, cinema and television, challenging the myth of the naïve audience that cannot distinguish between representation and reality.Two characteristics of interactive media narratives – the possibility of agency and the disparities between hardware and software interfaces – reveal the active nature of the audience’s involvement with media representations. It is proposed that, in the case of games, this ability, which allows for simultaneous actions in the world of games and in the real world, is better described as a performance of belief.
ISSN
1982-2553
Periódico
Colaboradores
CNPq
Autor
Fragoso, Suely
Data
13 de dezembro de 2014
Formato
Idioma
Editor
Fonte
Galaxia; n. 28 (2014) | Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. ISSN 1982-2553; n. 28 (2014) | 1982-2553
Assuntos
games, cibercultura, tecnologias digitais | Games. Imersão. Suspensão de Descrença. Agência. Interatividade. Interfaces. Encenação de Crença. | games; immersion; suspension of disbelief; agency; interactivity; interfaces; performance of belief.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion