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Impact of the Covid-19 pandemic on the Brazilian National High School Examination Results on the State of Paraná||Impacto da pandemia de Covid-19 nos resultados do Enem do Estado do Paraná
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Metadados
Descrição
In Brazil, the National High School Examination – Enem –, was created in 1998 with the purpose of establishing a national reference and, over time, it has become a system for evaluating the academic performance of students seeking admission to undergraduate courses. The Covid-19 pandemic had a profound impact on the daily lives of families, with the suspension of in-person classes and the adoption of emergency remote learning. The Enem in 2020 recorded a record rate of abstentions, and even after the end of the pandemic, the number of registrants did not return to previous levels. In this study, the established hypothesis was that the pandemic had a negative impact on the results of students in the State of Paraná. In the investigation, the microdata of the Enem between 2019 and 2022 were assessed. Given the extent of the information, the Tableau tool was employed to analyze and correlate students' profiles with their performance in the exams, enabling comparative and descriptive assessments. It can be confirmed that the changes resulting from the pandemic had a significant impact on the findings, accelerating processes and transformations that were already underway, requiring reflection on the part of the government and the academic community.||O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem –, foi criado em 1998 com o propósito de estabelecer uma referência nacional e, ao longo do tempo, consolidou-se como um sistema de avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes que buscam ingressar em cursos de graduação. A pandemia da Covid-19 impactou na rotina das famílias, com a suspensão das aulas presenciais e a adoção do ensino remoto emergencial. O Enem de 2020 registrou uma taxa recorde de abstenções, e mesmo após o término da pandemia, o número de inscritos não retornou aos patamares anteriores. Neste estudo, a hipótese estabelecida foi que a pandemia teve um impacto negativo nos resultados dos alunos do Estado do Paraná. Na investigação, foram avaliados os microdados do Enem entre 2019 e 2022. A ferramenta de análise de dados Tableau foi utilizada para analisar os resultados e associar o perfil dos estudantes ao seu desempenho nas provas, além de conduzir avaliações comparativas e descritivas. Pode-se confirmar que as mudanças decorrentes da pandemia tiveram impactos significativos nos resultados encontrados, além de acelerarem processos e transformações que já estavam em andamento, o que requer reflexão por parte do poder público e da comunidade acadêmica.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Andrade, Rafael José de | Bocardi, Juliane Maria Bergamin
Data
16 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86282 | 10.5902/2318133886282
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista de Gestão e Avaliação Educacional
Fonte
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 13, n. 22, 2024, publicação contínua; e86282 | Revista de Gestão e Avaliação Educacional; v. 13, n. 22, 2024, publicação contínua; e86282 | 2318-1338 | 2176-2171
Assuntos
Education | High School | State of Paraná | ENEM | COVID-19 | Pandemic | Education Data Mining | Tableau | Educação | Ensino Médio | Paraná | ENEM | COVID-19 | Pandemia | Mineração de Dados Educacionais | Tableau
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion