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In front of the abysm: contemporary art and gesture||Diante do abismo: arte contemporânea e gesto
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Metadados
Descrição
Throughout its work, the Italian philosopher Giorgio Agamben maps the three dimensions in which human activity can be understood - do, act, manage - to distinct them and understand the status of each. From an archaeological study that dates back to the Greek world, passes by modernity and culminate finally in the relevance of this distinction to contemporaneity, Agamben create the thesis that it is impossible to access a new politics without investigate the main categories on which we are shaped as human beings. Therefore, this article, recovering the notions of Agamben, exposes the implication of this distinction to artistic activity, as an eminent example of every human production. So, the paper attemps to understand how art is a model to put into question our actions in the world and rethink our own social role. The article show as well how the formulation of the agambenian concept of gesture - a word derived from the Latin verb gerere (manage) - is critical to think the sphere of art in contemporaneity. Beyond that, the concept of gesture will be illustrated from a case study of the work Aliento, by the Colombian artist Oscar Muñoz.||Ao longo de sua obra, o filosófo italiano Giorgio Agamben mapeia as três dimensões nas quais a atividade humana pode ser compreendida – fazer, agir, gerir- para diferenciá-las e entender o estatuto de cada uma delas. A partir de um estudo arqueológico que remonta ao mundo grego, passa pela modernidade e culmina, finalmente, na relevância dessa diferenciação para a contemporaneidade, Agamben sanciona a tese de que é impossível aceder a uma nova política sem levar em conta como as principais categorias nas quais nos constituímos como seres políticos foram forjadas historicamente. Sendo assim, o presente artigo, ao recuperar a exposição de Agamben, investiga a implicação dessa distinção no que diz respeito à atividade artística, enquanto um exemplo eminente de todo fazer humano, a fim de compreender como a arte se mostra como um campo paradigmático para colocarmos em xeque nossas ações no mundo e repensarmos nossos próprios papéis sociais.Desse modo, pretende-se inferir como a formulação do conceito agambeniano de gesto – palavra que deriva do verbo latino gerere(gerir) – é fundamental para pensar a esfera mais própria da arte no mundo contemporâneo.Além disso, o conceito de gesto será exemplificado a partir de um estudo de caso da obra Aliento, do artista colombiano Oscar Muñoz, que consiste em uma série de espelhos circulares que, caso sejam soprados, apresentam fotografias retiradas de obtuários.Sendo assim, pretendo correlacionar o gesto do artista, a recepção do espectador e o fato da obra de arte só poder advir enquanto obra a partir do lugar limítrofe no qual estas três instâncias se situam, apontando assim para o fim do regime estético como modo de compreensão da arte.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Monteiro, Juliana de Moraes
Data
14 de abril de 2015
Formato
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
PARALAXE; Vol. 3 No. 1 (2015); 44-60 | PARALAXE; v. 3 n. 1 (2015); 44-60 | 2318-9215
Assuntos
atividade humana | gesto | arte contemporânea | Giorgio Agamben | Aliento | human activity | gesture | contemporary art | Giorgio Agamben | Aliento
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares