-
Inclusion and initial teacher in physical education: a curriculum analysis: uma análise curricular||Inclusão e formação inicial docente em Educação Física: uma análise curricular: uma análise curricular
- Voltar
Metadados
Descrição
Initial teacher training involves training and qualifications for work in the educational area, addressing various themes that permeate the school teaching process. Therefore, we researched the curricula of some undergraduate courses in Physical Education (PE) in Brazil, to identify which subjects are taught in these courses related to PE from an inclusive perspective. With the data collected on the E-MEC website, we set out to research the subjects that make up the curricular matrix of the selected Bachelor's Degree in Physical Education courses. At the end of our analysis, we found that the training curriculum of the Higher Education Institutions highlighted still need to be [re]thought with regard to the development of their curricular matrices, in order to contemplate a more solid training of the academic who will work in regular education and will be exposed to possible institutional confrontations involving diversity and school inclusion of students with disabilities.
||A formação inicial docente envolve a capacitação e qualificação para o trabalho na área educacional, abordando diversas temáticas que perpassam o processo de ensino escolar. Assim, pesquisamos nos currículos de alguns cursos de graduação em Educação Física (EF) do Brasil, para identificarmos quais as disciplinas são ministradas nestes cursos relacionadas a EF na perspectiva inclusiva. De posse dos dados levantados no site do E-MEC, partimos para a pesquisa das disciplinas que compõe a matriz curricular dos cursos de Licenciatura em Educação Física selecionados. Ao final de nossas análises verificamos que o currículo de formação das Instituições de Ensino Superior em destaque, ainda precisam ser [re]pensados no que se refere à elaboração de suas matrizes curriculares, no intuito de contemplar uma formação mais sólida do acadêmico que irá atuar no ensino regular e que estará exposto aos possíveis enfrentamentos institucionais envolvendo a diversidade e a inclusão escolar dos alunos com deficiência.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Amorim, Willian Campos | Gonçalves, Gustavo Henrique | Grillo, Rogério de Melo
Data
12 de julho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23711 | 10.5585/49.2024.23711
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 49 (2024): Fluxo contínuo; e23711 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
formação inicial de professores; Educação Física; inclusão; currículo | early formation of teachers; physical education; inclusion; curriculum
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion