-
Inclusive education as a catalyst for the biographic development of young refugees||La educación inclusiva como catalizador del desarrolo biográfico de jóvenes refugiados||A educação inclusiva como catalisador para o desenvolvimento biográfico de jovens refugiados
- Voltar
Metadados
Descrição
Against the backdrop of current migration flows, this article describes the challenges for integration in host societies. Since 2015, new structures in education have emerged in Germany. Schools and universities have developed programs that enable refugee youth to pursue their interests and professional goals. Of particular importance is the acquisition of the national language. Centers have sprung up in all German states where German can be learned as a second language. Cooperation between these centers and schools forms an important basis for the linguistic integration of refugees. The principles of social integration are explained using the example of the international class established at a Waldorf school. A social science dissertation was written at the Alanus University of Arts and Social Sciences, which examined concrete educational experiences at this school. In the case vignette on an Afghan adolescent, exemplary problems and approaches to solutions in the work with young migrants are analyzed. With this case analysis, institutional recognition and promotion of skills brought along can be presented as a significant resource for successful integration. ||Con el telón de fondo de los actuales flujos migratorios, el artículo describe los retos de la integración en las sociedades receptoras. Desde 2015, han surgido nuevas estructuras en la educación en Alemania. Las escuelas y universidades han desarrollado programas que permiten a los jóvenes refugiados perseguir sus intereses y objetivos profesionales. Es especialmente importante la adquisición de la lengua nacional. En todos los estados federados se han creado centros donde se puede aprender el alemán como segunda lengua. La cooperación entre estos centros y las escuelas constituye una base importante para la integración lingüística de los refugiados. Los principios de la integración social se explican con el ejemplo de la clase internacional creada en una escuela Waldorf. En la Universidad de Artes y Ciencias Sociales de Alanus se redactó una tesis de ciencias sociales en la que se examinaron experiencias educativas concretas en esta escuela. En la viñeta del caso de un adolescente afgano se analizan, a modo de ejemplo, los problemas y los enfoques de las soluciones en el trabajo con jóvenes migrantes. Con este análisis de casos, el reconocimiento institucional y la promoción de las competencias aportadas pueden presentarse como un recurso importante para el éxito de la integración. ||Contra o pano de fundo dos atuais fluxos migratórios, o artigo descreve os desafios para a integração nas sociedades receptoras. Desde 2015, novas estruturas na educação surgiram na Alemanha. As escolas e universidades desenvolveram programas que permitem aos jovens refugiados perseguir seus interesses e objetivos profissionais. De particular importância é a aquisição da língua nacional. Foram estabelecidos centros em todos os estados federais onde o alemão como segunda língua pode ser aprendido. A cooperação entre esses centros e as escolas constitui uma base importante para a integração linguística dos refugiados. Os princípios da integração social são explicados usando o exemplo da classe internacional estabelecida em uma escola Waldorf. Uma dissertação de ciências sociais foi escrita na Universidade de Artes e Ciências Sociais de Alanus, que examinou experiências educacionais concretas nesta escola. No caso da vinheta de um adolescente afegão, os problemas e abordagens para soluções no trabalho com jovens migrantes são analisados como exemplos. Com esta análise de caso, o reconhecimento institucional e a promoção de habilidades trazidas junto podem ser apresentados como um recurso significativo para uma integração bem-sucedida.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Foeller-Mancini, Axel
Data
28 de junho de 2022
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22193 | 10.5585/eccos.n61.22193
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 61: Dossiê 61 - Cidades Educadoras; e22193 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
young refugees | education | integration | Waldorf school | acquisition of a second language. | jóvenes refugiados | educación | incorporación | escuela Waldorf | adquisición de una segunda lengua. | jovens refugiados | educação | integração | escola Waldorf | aquisição de uma segunda língua.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion