Descrição
Este artigo aborda os resultados de uma pesquisa realizada em uma escolapública da rede estadual de São Paulo e que teve como objetivo identificarcomo se deu a apropriação, pelos professores, dos fundamentos da reformado ensino promovida pelo governo Serra (2007-2010). No recorte feito parao estudo, os sujeitos foram os professores de Língua Portuguesa e o professorcoordenador da unidade escolar. Como instrumentos para a coleta de dadosforam utilizados a observação, a entrevista e a análise dos planos de ensino.Neste texto discutem-se, com base no discurso dos docentes, os impactosda reforma curricular na qualidade do ensino na unidade pesquisada, bemcomo do Programa de Qualidade da Escola e seus mecanismos de controledas reformas. Os dados sugerem que pouco, ou quase nada, se alterou naqualidade do ensino, apesar da falaciosa interpretação dos indicadoresusados para revelar suas alterações. Os procedimentos utilizados para avaliara qualidade realizam somente uma medição de variáveis arbitrariamenteescolhidas que revelam a opção político-ideológica dos seus formuladores.Palavras-chave: reforma educacional; política de educação; qualidade deensino.