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Indigenous childhod study: interdisciplinarity in yeachers’s training to a dialogue with arts||ESTUDO DA INFÂNCIA INDÍGENA: interdisciplinaridade na formação de professores para o diálogo com a arte
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Metadados
Descrição
this article is part of a postdoctoral research and seeks to understand, through the interdisciplinary perspective, while teaching arts, the teaching actions in early childhood education among the Terena indigenous culture. We investigated about the techer’s training according to an interdisciplinarity perspective. The research conditions led us to think about the indigenous infant’s universe, which directed us to the following questions: how to deal with childhood sociology and not inquire about how indigenous children dialogue with art? Also, in the same direction, how do preschool education teachers extend their repertoire when facing the reduction of material and immaterial cultural values and the artistic manifestations of the indigenous people? Our focus in is on the person of the indigenous teacher in primary education seeking to apprehend the representations of the subjective world and their expectations as an immanent desire in their educational, artistic and cultural area. Concerning methodology, we follow the steps of interdisciplinary practice under the guidance of professor Ivani Fazenda as a beacon of the way. We use qualitative, bibliographical and empirical research methods which relies on intervention practice. The procedures included literature surveying and reviewing in order to build a state of art of the subject in question, such as: how the teacher’s view of early preschool education has been constituted in the educational process when related to art in the indigenous culture? As result, we present an investigative theoretical framework of primary indigenous school education in teacher development likewise; we identified how to integrate art with the different areas of knowledge, within the interdisciplinary approach in early preschool pedagogical material; a way to promote a dialogue between arts and the reality of the indigenous culture to value individual and collective history of the indigenous child. ||: este artigo é um recorte da nossa pesquisa de pós-doutorado e busca compreender a ação docente no ensino de arte na cultura indígena Terena para a educação infantil. Investigamos sobre a formação de professores na perspectiva da interdisciplinaridade. As condições da pesquisa nos provocaram a pensar sobre o universo infantil indígena quando surgiram os seguintes questionamentos: como tratar da sociologia da infância e não indagar sobre como as crianças indígenas dialogam com a arte e, nesta mesma direção como os professores da educação infantil ampliam o repertório deles diante da desvalorização que vem ocorrendo material e imaterial das manifestações culturais e artísticas do povo indígena? Tomamos como foco principal a pessoa do professor indígena da educação infantil e buscamos apreender o mundo subjetivo das representações e das suas expectativas como desejo imanente de mudanças na área de suas atividades educativas, artísticas e culturais. Quanto à orientação metodológica, seguimos os passos no exercício de uma prática interdisciplinar sob a orientação da professora Ivani Fazenda como balizadora no caminho percorrido. Utilizamos a pesquisa qualitativa, bibliográfica, empírica que nos remete à intervenção, cujos procedimentos incluíram levantamento e revisão da literatura sobre o tema para construção de um estado da arte sobre a questão: como o olhar do professor da educação infantil tem se constituído no processo educativo quando se trata da arte na cultura indígena? Apontamos como resultados um conjunto de conhecimentos no campo teórico investigativo da educação escolar indígena na formação de professores. Na mesma direção identificamos como integrar a arte com as diversas áreas do conhecimento, incluindo a abordagem interdisciplinar no material pedagógico para a infância - uma forma de promover o diálogo da arte com a realidade da cultura indígena para valorização da história individual e coletiva da criança indígena.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Fazenda, Ivani Catarina Arantes | Silva, Ana Lúcia Gomes da
Data
3 de outubro de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade; n. 13 (2018): Interdisciplinaridade; 9-22 | 2179-0094
Assuntos
Interdisciplinaridade. Professores. Arte. Cultura indígena. | Interdisciplinary. Teachers. Arts. Indigenous culture.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion